(48) 9 8816-2978

Tempo

SEMANA INICIA COM TEMPO FIRME!

Publicada em 22/10/18 as 10:22h por Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9 - 50 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Luiz/Catarina FM)

O ar seco e estável que cobre boa parte das cidades do território catarinense (sistema de alta pressão), inibe o processo de formação de nuvens carregadas favorecendo tempo firme com predomínio de sol alternando com alguns momentos de maior nebulosidade ao longo do dia. Já nas áreas do Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, a umidade presente nas primeiras camadas da atmosfera originada pelo fluxo de ar frio e úmido proveniente do oceano (circulação marítima), favorece alguns episódios de garoa fraca e isolada sobretudo entre a madrugada e inicio da manha intercalando com períodos prolongados sol ao longo do dia. Maior elevação das temperaturas entre o Oeste, Meio Oeste e Sul do estado Serrano com máximas entre 28 a 32ºC. Já nas demais áreas do Litoral, a maior quantidade de nuvens baixas que ocorre em momento do dia inibe a elevação das temperaturas com máximas entre 27 a 28ºC. Vento soprando do quadrante norte a nordeste com velocidade média de 15 km/h, fraco a moderado com rajadas de 35 km/h

No Sul de SC: Tempo firme com presença de sol e poucas nuvens na maior parte do dia. Alterna com alguns momentos de maior nebulosidade. O mar segue agitado.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Terça-feira (23/10): Áreas de instabilidades associadas ao deslocamento de uma frente fria, reforçam uma grande quantidade de nuvens carregadas promovendo episódios de chuvas ocasionais com eventuais trovoadas (raios) sobretudo no Oeste e Meio Oeste. Nas demais áreas de SC, aumento gradual de nuvens com possibilidade de chuva de fraca a moderada em momentos do dia, alternando com períodos de melhoria. Temperaturas oscilando entre 22 a 24ºC na maior parte do estado catarinense ao longo da tarde. Ventos soprando do quadrante nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 50 a 60 km/h. 

Quarta-feira (24/10): Céu nublado com chuvas ocasionais na maior parte do estado catarinense devido à influência de um cavado (sistema de baixa pressão alongado). Pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas se fazem presentes sobre os setores do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste com destaque para os municípios mais próximos do Paraná. Nas áreas do Planalto Serrano e Litoral Sul, dia de muitas nuvens com possibilidade de chuvas esparsas ao longo do dia. Temperaturas mínimas oscilando entre 16 a 18ºC ao longo de SC, sendo que no topo da Serra as mínimas podem chegar entre 9 a 10ºC. Máximas entre 21 a 23ºC durante a tarde. Ventos soprando do quadrante leste a nordeste fraco a moderado com rajadas ocasionais de 40 km/h. 

Quinta-feira (25/10): Sol entre nuvens nos setores do Oeste ao Planalto Serrano intercalando com alguns momentos de maior nebulosidade durante a tarde com eventuais pancadas de chuvas isoladas em função do maior aquecimento e a influência de um cavado (sistema de baixa pressão atmosférico). Nas áreas dos Planaltos ao Litoral, o padrão de circulação marítima (umidade vinda do mar) reforça um dia de muitas nuvens com possibilidade de chuva fraca e mal distribuída ao longo do dia. Temperaturas mínimas oscilando entre 15 a 17ºC ao longo de SC, sendo que no topo da Serra as mínimas podem chegar entre 8 a 9ºC. Máximas entre 28 a 29ºC durante a tarde no Extremo Oeste. Ventos soprando do quadrante leste a nordeste fraco a moderado com rajadas ocasionais de 40 km/h. 

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9 ESTADO DO MAR 22/10/2018: 

Ondulação de sudeste com altura de 0,5 a 1,0 m nas regiões mais próximas da costa (praias litorâneas). Picos de ondas de 1,5 m nas regiões de alto mar. Vento de norte a nordeste ao longo do dia com rajadas de 35 a 40 km/h em alto mar. 

DADOS OBSERVADOS – EPAGRI/CIRAM










.

LIGUE E PARTICIPE

(48) 3539-5065

Visitas: 220106
Usuários Online: 45
Copyright (c) 2018 - Rádio Catarina FM