(48) 9 8816-2978

Tempo

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

Publicada em 03/09/18 as 10:23h por Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9 - 137 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Catarina FM)

03/09/2018 04h20min: Na imagem de satélite deste inicio de segunda-feira, observa-se uma grande quantidade de nuvens em todas as regiões de SC, com céu nublado e com chuvas ocasionais de intensidade fraca a moderada, devido à intensificação de um centro de baixa pressão aliado a uma frente fria em superfície, provocando temperaturas mais baixas do Oeste a Serra Catarinense. Nas demais áreas da imagem, verifica-se a ausência de nuvens em função da atuação de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio). Temperatura neste momento de 18,4ºC na Capital.





PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

Atualizado: 03/09/2018 03h10min

 

 

 

CHUVA MAIS VOLUMOSA E VENTANIA NA FAIXA LESTE!

 

O TEMPO MELHORA GRADUALMENTE AO LONGO DA TERÇA-FEIRA COM A CHEGADA DE UMA NOVA MASSA DE AR SECO E FRIO!

 

 

SEGUNDA-FEIRA 03/09/2018

TEMPO: O ingresso de uma frente fria aliado a um centro de baixa pressão atmosférico, são os principais fatores responsáveis pela manutenção das áreas de instabilidades sobre o Sul do Brasil, promovendo céu nublado com chuvas ocasionais de intensidade fraca a moderada e por momentos pancadas de chuva fortes acompanhadas de trovoadas (raios) sobretudo nos setores do Planalto Serrano, Litoral Sul e Grande Florianópolis assim como algumas áreas do Alto Vale do Itajaí. Risco de temporais isolados e pontuais alagamentos. Alguns momentos curtos de melhoria ocorrem ao longo do estado catarinense, com destaque para o Oeste e Norte do estado devido o afastamento das instabilidades e a aproximação de um sistema de alta pressão (massa de ar frio) reduzindo respectivamente as temperaturas. Volumes de chuva variando entre 50 a 70 mm no Litoral Sul, Planalto Serrano e Grande Florianópolis. No Alto Vale do Itajaí e no Planalto Norte volumes entre 30 a 45 mm. Nas demais áreas de SC, volumes de chuva menores 15 a 25 mm. O forte gradiente de pressão gerado por um centro de baixa pressão e uma alta pressão pós-frontal, promovem uma pista de vento do quadrante sul direcionado para o Litoral Sul e Grande Florianópolis com rajadas ocasionais de 70 km/h sendo que em alguns pontos pode passar dos 80 km/h durante a noite.

►TEMPERATURA: A aproximação de um sistema de alta pressão, favorece temperaturas mais baixas durante o amanhecer do Oeste ao Planalto Serrano, com mínimas oscilando entre 8 a 10ºC. Já no Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí, mínimas entre 11 a 15ºC durante as primeiras horas da manha. Entre, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte, mínimas na marca dos 14 a 17ºC. Baixa amplitude térmica em função da maior concentração de umidade causada pela chuva. Temperatura máxima sem muita variação, em torno dos 12 a 14ºC no Extremo Oeste até a Serra. Já no Litoral Sul máximas entre 17 a 19ºC e variando entre 20 a 22ºC no Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Queda brusca da temperatura a noite em todas as regiões com a chegada de uma alta pressão polar.  

►VENTO: Predominante do quadrante sudoeste a sul em todas as regiões com velocidade média entre 15 a 20 km/h. Atenção para o Litoral Sul e Grande Florianópolis, com rajadas de ventos fortes entre a tarde e a noite, na ordem dos 80 km/h.

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TERÇA-FEIRA 04/09/2018

TEMPO: A frente fria se afasta de SC e o tempo melhora em todas as regiões com presença de sol e poucas nuvens no decorrer do dia. A umidade concentrada nas primeiras camadas da atmosfera, possibilita muitas nuvens com chuvisco ocasional mal distribuído entre a madrugada e manha nos setores do Oeste ao Planalto Serrano, melhorando com sol e poucas nuvens no decorrer do dia onde faz frio. Uma massa de ar seco e frio (centro de alta pressão continental), favorece tempo firme com sol e poucas nuvens o dia todo nas demais regiões. Formação de geada durante o amanhecer no topo do Planalto Serrano. Formação de alguns nevoeiros no amanhecer. Períodos de muitas nuvens ocorrem em alguns pontos do Litoral.

►TEMPERATURA: Mínimas oscilando pela manha entre 5 a 8ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. No topo da Serra formação de geada com temperaturas próximas de 0ºC. Entre o Vale do Itajaí, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte, mínimas na marca dos 11 a 14ºC sendo que em algumas áreas mais altas destes setores as temperaturas podem variar ao redor dos 7 a 9ºC. Ao longo do dia, as máximas não passam muito dos 16 a 18ºC no Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul e Planalto Norte. Já no Meio Oeste e Serra Catarinense, máximas entre 14 a 16ºC. Entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte, máximas entre 21 a 23ºC.

►VENTO: Atuante do quadrante sudoeste a sudeste em todas as regiões com velocidade média entre 10 a 15 km/h e rajadas que variam entre 60 a 80 km/h no Litoral Sul e Grande Florianópolis entre a madrugada e manha. Nas demais regiões de SC, rajadas ocasionais de 35 a 40 km/h podem ocorrer ao longo do Oeste e topo da Serra.

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​ 

Quarta-feira (05/09): Uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão), mantém tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens em todas as regiões. Formação de Geada entre a madrugada e amanhecer nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí com temperaturas próximas ou abaixo de 0ºC. O ar frio e úmido concentrado na baixa atmosfera favorece a formação de alguns nevoeiros no início da manha. Temperaturas agradáveis à tarde, oscilando entre 20 a 23ºC.

Quinta-feira (06/09): O padrão de circulação de ventos nos níveis médios e altos da atmosfera reforçados por um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio), dificulta a formação de nuvens carregadas em todas as regiões, mantendo a presença de sol com pouquíssimas nuvens (céu claro). Formação de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto Serrano. Neblina no início do dia no Extremo Oeste e Serra, com destaque nas proximidades do Rio Uruguai. Temperatura volta a subir rapidamente a tarde atingindo o patamar dos 25ºC.

Sexta-feira (07/09): A igualação do ponto de orvalho com a temperatura do ar em superfície, promovem a formação de nevoeiros no início do dia na maioria das regiões do estado catarinense, se dissipando rapidamente nas primeiras horas da manha. Presença de sol com poucas nuvens em todas as regiões devido à presença de uma massa de ar seco e frio a qual inibe o processo de formação de nuvens carregadas. O ar frio acumulado nas áreas de baixadas e fundos de vales, permitem a formação de microclimas em pontos distintos dos municípios catarinenses durante a madrugada e manha. Geada nas áreas altas do Meio Oeste e topo da Serra.

 

 

 ► Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9

 











.

LIGUE E PARTICIPE

(48) 3539-5065

Visitas: 220118
Usuários Online: 57
Copyright (c) 2018 - Rádio Catarina FM