(48) 9 8816-2978

Tempo

FINAL DE SEMANA DE SOL E CALOR EM SC!

Publicada em 18/08/18 as 08:48h por Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9 - 60 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Catarina FM)
Na imagem de satélite da ultima hora, verifica-se poucas nuvens atuando sobre o estado catarinense devido o predomínio de uma massa de ar seco (sistema de alta pressão). Formação de nevoeiros em algumas áreas do Planalto Serrano, Meio Oeste e Planalto Norte. Nas demais áreas da imagem, tempo estável com sol e poucas nuvens. Temperaturas de 10,5ºC em Chapecó, 6ºC em Campos Novos, 7ºC em Criciúma, 11,2ºC em Florianópolis e 4,2ºC em São Joaquim.


FINAL DE SEMANA DE SOL E CALOR EM SC!

VOLTA A CHOVER NA PRÓXIMA SEMANA EM TODAS AS REGIÕES COM O INGRESSO DE UMA FRENTE FRIA.

 

 

SÁBADO 18/08/2018

TEMPO: O padrão de circulação de ventos anticiclonicos na média e alta atmosfera (sistema de alta pressão) promove tempo firme com presença de sol na maioria das regiões o dia todo. Apenas nas áreas da Grande Florianópolis, Litoral Norte, Vale do Itajaí em que a nebulosidade se faz presente e promove períodos de muitas nuvens com possibilidade de chuvisco fraco e isolado, intercalando com momentos prolongados de sol devido à circulação marítima (umidade vinda do mar). Temperatura amena no amanhecer e calor à tarde. Formação de nevoeiros entre a madrugada e primeiras horas da manha em algumas áreas do Oeste, Serra e Litoral Sul em função do ar frio e úmido resfriado nas primeiras camadas da atmosfera. Nos setores do topo da Serra, formação de geada no amanhecer nas áreas de fundos de vale e pontos de baixadas.

►TEMPERATURA: Mínimas oscilando entre 8 a 11ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Serrano. No topo da Serra, mínimas oscilando entre -1 a 3ºC durante o amanhecer com geada nas áreas de baixada, encostas e fundos de vales. Já na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, mínimas oscilando entre 11 a 14ºC. Entre a Grande Florianópolis Serrana e o Litoral Sul, mínimas entre 6 a 10ºC. Temperaturas máximas durante a tarde variando entre 26 a 28ºC no Extremo Oeste, 24 a 26ºC no Oeste, Meio Oeste e algumas áreas do Planalto Serrano. Já no Litoral Norte, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Vale do Itajaí, máximas entre 22 a 24ºC. No Litoral Sul a máxima varia entre 25 a 27ºC.

►VENTO: Atuante do quadrante norte a nordeste, fraco a moderado com rajadas na ordem dos 25 a 30km/h.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

DOMINGO 19/08/2018

TEMPO: Uma massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão), favorece tempo estável com presença de sol na maior parte do dia com aumento progressivo de nuvens nas regiões do Oeste ao Litoral Sul durante o turno da tarde e noite (nuvens altas – rabo de galo e nuvens médias). Faz calor na maioria dos municípios catarinenses onde as máximas atingem os 29ºC no Extremo Oeste e Litoral Sul. Áreas de instabilidades associadas ao deslocamento de uma frente fria reforçam pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas (raios) primeiramente nas regiões que fazem divisa com o RS durante o final da noite se prolongando para as demais regiões no decorrer da segunda-feira. Risco de temporais isolados sobretudo no Oeste de SC.

►TEMPERATURA: Permanece amena na maioria das regiões com destaque para o Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano com mínimas durante a madrugada e amanhecer na marca de 10 a 14ºC. Já no topo da Serra (São Joaquim, Rio Rufino, Urubici, Urupema e Painel) os termômetros variam entre 4 a 8ºC. Algumas cidades do Oeste e Meio Oeste, podem ter mínimas entre 6 a 8ºC (frio de baixada). Já no Litoral Sul, mínimas oscilando entre 9 a 11ºC. Nos setores da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, mínimas entre 13 a 15ºC. Temperaturas máximas durante a tarde variando entre 27 a 29ºC no Extremo Oeste e Litoral Sul, 24 a 26ºC no Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Já na Faixa Litorânea, Planalto Norte e Vale do Itajaí, máximas entre 25 a 27ºC.

►VENTO: Atuante do quadrante nordeste a noroeste, trocando de direção para o quadrante sudoeste a sul nos setores que fazem divisa com o RS a noite fraco a moderado com rajadas na ordem dos 25 a 50km/h.

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​ 

Segunda-feira (20/08): Uma frente fria ingressa sobre o território catarinense, provocando chuva acompanhada de raios entre a madrugada e início do dia primeiramente nos setores do Extremo Oeste e Oeste e nas demais regiões do Litoral Sul e Planalto Serrano, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí apartir do final da manha, turno da tarde e noite. Risco de temporais isolados. Vento de sudoeste a sul com rajadas moderadas a fortes. Queda acentuada da temperatura.

Terça-feira (21/08): Um sistema frontal se desloca lentamente sobre o estado de SC, provocando chuva acompanhada de raios entre a madrugada e manha primeiramente nos setores do Oeste e Meio Oeste, Planalto Serrano, Litoral Sul e nas demais regiões a partir do final da manha e turno da tarde. Risco de temporais isolados. Vento de sudoeste a sul com rajadas moderadas a fortes. Frio na maior parte do estado com máximas que não passam dos 10ºC no Oeste.

Quarta-feira (22/08): A formação de um sistema de baixa pressão aliado a uma perturbação na média atmosfera e com o escoamento convergente, mantém tempo instável com chuvas ocasionais do Planalto ao Litoral entre a madrugada e manha intercalando com períodos de melhoria a tarde. Do Oeste ao Planalto, tempo estável com sol e poucas nuvens no decorrer do dia.

 

 

 ► Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9

 





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário






.

LIGUE E PARTICIPE

(48) 3539-5065

Visitas: 229966
Usuários Online: 57
Copyright (c) 2019 - Rádio Catarina FM