(48) 9 8816-2978

Tempo

FRENTE FRIA INGRESSA NO DECORRER DA NOITE DESTA TERÇA E QUARTA-FEIRA COM POUCA CHUVA

Publicada em 14/08/18 as 08:40h por Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9 - 176 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Catarina FM)
 Na imagem de satélite da ultima hora, verifica-se uma frente fria atuando entre o Norte da Argentina, Uruguai se prolongando em direção ao Oceano Atlântico adjacente, organizando núcleos de trovoadas (temporais) com chuva, ventania e granizo isolado com destaque para a região de El Bragado (Norte da Argentina). Em SC, algumas variações de nuvens baixas se fazem presentes em pontos do Oeste ao Planalto Serrano incluindo algumas áreas do Litoral devido à concentração de alguns nevoeiros.Nas demais regiões céu claro a poucas nuvens. Temperatura na marca de 5,9ºC em Maravilha, 12,7ºC em Chapecó, 4,4ºC em Campos Novos, -2,1ºC em Urupema, 8,9ºC em Içara, 8,4ºC na Capital e 12,2ºC em Brusque. Frio de baixada em vários pontos de SC nesta madrugada, como por exemplo, em Chapecó onde na estação registra de topo registra 12,7ºC, mas nas baixadas da cidade esta próximo de 2ºC. O mesmo exemplo se aplica a São Joaquim com 1ºC nas baixadas e no topos da cidade 16 a 17ºC.

TERÇA-FEIRA 14/08/2018

TEMPO: Um sistema de alta pressão (massa de ar seco e quente) promove tempo firme com presença de sol e poucas nuvens na maioria das regiões intercalando com alguns momentos de maior nebulosidade (nuvens médias e altas altocumulus – cirrus). Períodos de muitas nuvens ocorrem ao longo da tarde devido aproximação de uma frente fria sobre o RS. No decorrer da noite o sistema frontal (frente fria) ingressa sobre o estado catarinense provocando pancadas de chuva mal distribuídas entre o Oeste ao Litoral Sul. Por se tratar de uma frente fria de fraca intensidade (fraco contraste de temperatura) a possibilidade de temporais ocorre de maneira muito isolada, assim como a maioria dos municípios podem passar apenas com aumento de nuvens sem se quer ter o registro de chuva. Formação de geada nas áreas altas Planalto Serrano entre a madrugada e amanhecer.

►TEMPERATURA: Mínimas oscilando entre 8 a 11ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e algumas áreas do Planalto Serrano. No topo da Serra, mínimas oscilando entre -3 a 2ºC nas áreas de baixada e fundos de vales durante o amanhecer. Nas baixas e fundos de Vales do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, as temperaturas podem chegar próximas dos 3 a 5ºC. Já na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, mínimas oscilando entre 9 a 13ºC. No Planalto Norte, mínimas entre 5 a 7ºC nas primeiras horas da manha. Temperaturas máximas durante a tarde variando entre 26 a 28ºC no Extremo Oeste, 25 a 26ºC no Oeste e Planalto Serrano. Já na Faixa Litorânea, Planalto Norte e Vale do Itajaí, máximas entre 25 a 26ºC.

►VENTO: Atuante do quadrante nordeste a noroeste trocando de direção para o quadrante sul a sudoeste, fraco a moderado com velocidade média de 10 a 15 km/h com rajadas na ordem dos 35 a 50km/h.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

QUARTA-FEIRA 15/08/2018

TEMPO: O ingresso de uma frente fria de fraca intensidade mantém céu encoberto em todas as regiões com eventuais chuvas ocasionais de maneira mal distribuída durante a madrugada e parte da manha com destaque para os municípios mais próximos do RS no Oeste ao Planalto Serrano e Litoral. No decorrer da tarde, nebulosidade variável com períodos de melhoria nos setores do Extremo Oeste, Oeste incluindo algumas cidades do Litoral Sul Planalto Serrano, devido aproximação de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio). A alta umidade relativa do ar em combinação com a igualação do ponto de orvalho, favorece a formação de alguns nevoeiros durante o dia em pontos de morros e encostas durante o amanhecer e em períodos do dia.

►TEMPERATURA: Permanece amena na maioria das regiões com destaque para o Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Planalto Norte com mínimas durante a madrugada e amanhecer na marca de 10 a 13ºC. Já no topo da Serra (São Joaquim, Rio Rufino, Urubici, Urupema e Painel) os termômetros variam entre 5 a 7ºC. Já no Litoral Sul, mínimas oscilando entre 12 a 14ºC. Nos setores da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, mínimas entre 13 a 15ºC. Temperaturas máximas durante a tarde variando entre 16 a 17ºC no Extremo Oeste, 14 a 16ºC no Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Já na Faixa Litorânea, Planalto Norte e Vale do Itajaí, máximas entre 17 a 18ºC.

►VENTO: Atuante do quadrante sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas na ordem dos 25 a 30km/h.

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​

Quinta-feira (16/08): Presença de sol com poucas nuvens nos setores do Oeste, Meio Oeste e algumas áreas do Planalto Serrano alternando com pequenos momentos de maior nebulosidade devido à influência de um sistema de alta pressão. Já na Faixa Litorânea, Planalto Norte, Serra incluindo o Vale do Itajaí, muitas nuvens na maior parte do dia alternando com algumas aberturas de sol. Mínimas mais baixas durante o amanhecer oscilando entre 7 a 8ºC na maioria das cidades e com máximas mais elevadas no Oeste em torno de 21 a 23ºC em função do predomínio de sol.

Sexta-feira (17/08):  Tempo firme com predomínio de sol na maioria das regiões devido a influência de massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão) com temperaturas oscilando entre 7 a 9ºC na maioria das regiões durante o começo do dia. Geada no topo da Serra durante a madrugada e amanhecer. O padrão de circulação marítima (umidade vinda do mar) promove a formação de nebulosidade baixa com chuva e garoa ocasional no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, alternando com aberturas de sol. 

Sábado (19/08):  Presença de sol maioria das regiões devido à influência de massa de ar seco e aquecida (calor pré-frontal) promovendo valores de temperaturas mais elevadas na maioria das regiões com máximas entre 27 a 29ºC no Extremo Oeste e algumas áreas do Litoral Sul. Períodos de muitas nuvens altas se fazem presentes no Oeste e Planalto Serrano.

 

 

 ► Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário






.

LIGUE E PARTICIPE

(48) 3539-5065

Visitas: 239458
Usuários Online: 47
Copyright (c) 2019 - Rádio Catarina FM