Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (48) 3539-5065

Encontre o que deseja

NO AR

Rádio Catarina FM

    Tempo

AR SECO E FRIO EM SC COM GEADA ALGUMAS ÁREAS DO OESTE AO PLANALTO SERRANO

Publicada em 31/07/18 as 08:54h por Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9 - 215 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Rádio Catarina FM)

Na imagem de satélite da ultima hora, verifica-se uma maior quantidade nuvens na Faixa Leste de SC devido à incursão de umidade proveniente do oceano (circulação marítima) provocando chuva fraca e isolada. Nas demais regiões o ar frio e úmido resfriado na baixa atmosfera, possibilita a formação de nevoeiros o que restringe a visibilidade. O ar seco e frio que cobre boa parte do Sul do Brasil, promove temperaturas mais baixas em superfície na marca de 8,1ºC em Chapecó, 2,3ºC em Maravilha, -,4ºC em Urubici e 15ºC em Florianópolis.





PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

Atualizado: 31/07/2018 03h24min

AR SECO E FRIO EM SC COM GEADA ALGUMAS ÁREAS DO OESTE AO PLANALTO SERRANO!!!

Chuva e garoa isolada no Litoral e Vale do Itajaí em momentos do dia!

 ​

 

TERÇA-FEIRA 31/07/2018

 

TEMPO: Tempo firme com presença de sol e poucas nuvens nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e parte do Planalto Serrano devido a influencia de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) com seu núcleo próximo do Uruguai. Persiste a condição de frio entre a madrugada e amanhecer comformação de geada ampla nas áreas de baixadas e fundos de vales do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Alguns momentos de maior nebulosidade ocorrem ao longo de SC, com destaque para os setores da Faixa Litorânea e Vale do Itajaí (exclusivamente municípios próximos do Costão da Serra no Litoral Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí) com possibilidade de chuva e garoa ocasional em função do padrão de circulação marítima (umidade vinda do mar) alternando com períodos de sol. A saturação do ar frio e úmido na baixa atmosfera, possibilita a formação de alguns nevoeiros entre a madrugada e primeiras horas da manha em algumas áreas do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano se dissipando rapidamente dando lugar ao tempo estável e ensolarado.

 

►TEMPERATURA: Baixa entre a madrugada e amanhecer com formação de geada ampla em áreas de baixadas e fundos de vales do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planaltos Norte e Sul. Termômetros oscilando entre 2 a 5ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Nas regiões mais altas Oeste e Meio Oeste (Alguns bairros de Chapecó, Ponte Serrada, Irani, Faxinal dos Guedes, Rio das Antas, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis e Tangará) a temperatura mínima ao amanhecer varia entre -1 a 2ºC, incluindo o topo da Serra (Urubici, Urupema, São Joaquim e Rio Rufino). Entre a Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, mínimas entre 7 a 9ºC, sendo que em algumas áreas de maior altitude as mínimas variam entre 9 a 13ºC. Temperaturas máximas “parelhas” à tarde oscilando entre 15 a 19ºC no Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, incluindo o Vale do Itajaí e Litoral.

​​

►VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sudeste fraco a moderado em momento do dia com velocidade média de 10 a 15 km/h e rajadas ocasionais de 30 a 35 km/h.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

QUARTA-FEIRA 01/08/2018

 

TEMPO: Uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão) inibe o processo de formação de nuvens carregadas em praticamente todas as regiões do estado promovendo tempo firme com presença de sol e poucas nuvens na maior parte do dia intercalando com pequenos intervalos de maior nebulosidade. Faz friodurante a madrugada e amanhecer com formação de geada ampla nas áreas de baixadas e fundos de vales do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Grande Florianópolis Serrana e de maneira bem isolada no Alto Vale do Itajaí. A saturação do ar frio e úmido na baixa atmosfera, possibilita a formação de alguns nevoeiros entre a madrugada e primeiras horas da manha em algumas áreas do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, Vale do Itajaí e Litoral Sul se dissipando rapidamente dando lugar ao tempo estável e ensolarado. No inicio do dia e decorrer da tarde e noite períodos de muitas nuvens ocorrem entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, devido o padrão de circulação marítima (ar frio e úmido proveniente do oceano em direção ao continente) possibilitando chuva e garoa ocasional mal distribuída.

 

►TEMPERATURA: Baixa entre a madrugada e amanhecer com formação de geada ampla em áreas de baixadas e fundos de vales do Extremo Oeste aos Planaltos Norte e Sul incluindo o Alto Vale do Itajaí. Termômetros oscilando entre 2 a 5ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Planalto Norte. Nas regiões mais altas do Planalto Sul, Oeste e Meio Oeste (Alguns bairros de Chapecó, Ponte Serrada, Irani, Xaxim, Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Rio das Antas, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis, Curitibanos, campos Novos e Tangará) a temperatura mínima ao amanhecer varia entre 1 a -1ºC. No topo da Serra incluindo as cidades de Urubici, Urupema, São Joaquim e Rio Rufino as temperaturas variam entre -2 a 0ºC. Entre o Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, mínimas entre 2 a 4ºC. Já no restante da Faixa Litorânea e Baixo Vale do Itajaí, mínimas entre 3 a 6ºC, sendo que em algumas áreas de menor altitude as mínimas variam entre 8 a 10ºC. Temperaturas máximas “parelhas” à tarde oscilando entre 16 a 21ºC no Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, incluindo o Vale do Itajaí e Litoral.

 

►VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sudeste fraco a moderado em momento do dia com velocidade média de 10 a 15 km/h e rajadas ocasionais de 30 a 35 km/h.

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------   

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​

  

Quinta-feira (02/08): Sol e algumas variações de nuvens em todas as regiões com a formação de alguns nevoeiros ao amanhecer. Pancadas de chuva isoladas no final da manha e parte da tarde no Oeste ao Planalto Serrano. No decorrer da tarde e noite, aumento de nuvens com chuva leve ocasional exclusivamente na Faixa Leste e Vale do Itajaí de SC em função da umidade vinda do mar. Varias cidades vão passar apenas com aumento de nuvens e sem chuva. Formação de geada isolada amanhecer no Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano com destaque para o topo da Serra. Temperatura em progressiva elevação com máximas oscilando entre 19 a 22ºC.

 

Sexta-feira (03/08): Áreas de instabilidades associadas ao aprofundamento de um cavado (áreas alongada de baixa pressão) favorece aumento de nuvens no Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Norte de SC, com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas durante o turno da manha e tarde, melhorando no final do dia. Nas demais regiões, segue com sol e poucas nuvens. Temperaturas em elevação, oscilando entre 19 a 23ºC. 

Sábado (04/08): Tempo firme com presença de sol e poucas nuvens pela manha. Ao longo da tarde aumento de nuvens com pancadas de chuva passageiras devido o profundamento de uma área de baixa pressão. Temperaturas em elevação. Vento de nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas de 15 a 20 km/h. 

 ► Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9

 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (48) 3539-5065

Visitas: 267363 |  Usuários Online: 73

Todos os direitos reservados