(48) 9 8816-2978

Tempo

SEMANA DE TEMPO INSTÁVEL EM SC!!!

Publicada em 23/07/18 as 15:38h por Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9 - 152 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Piter Scheuer)
Na imagem de satélite da ultima hora, verifica-se o predomínio de nuvens médias e altas sobre a Faixa Leste de SC (em tons de verde e azul) mantendo o tempo fechado com céu encoberto. Nos setores do Oeste e Meio Oeste, tempo mais estável com algumas variações de nuvens. Observa-se uma grande quantidade de nuvens carregadas sobre o oceano Atlântico adjacente, devido o ingresso de uma frente fria de fraca intensidade, provocando chuva ocasional e trovoada. Nota-se poucas nuvens ao longo do território Argentino, devido a presença de uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão) o que inibe o processo de formação de nuvens carregadas. Neste momento, temperaturas de 17ºC em Chapecó, 13,1ºC em Maravilha, 9,9ºC em Campos Novos, 6,6ºC em Urubici, 12,5ºC em Criciúma, 16,7ºC em Florianópolis e 15ºC em Brusque.




PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA E SÃO JOÃO DO SUL

Atualizado: 23/07/2018 03h18min

 

 

 

SEMANA DE TEMPO INSTÁVEL EM SC!!!

 

 

SEGUNDA-FEIRA 23/07/2018

 

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Variação de nuvens alternando com períodos de sol pela manha. Entre a tarde e noite aumento da nebulosidade com possibilidade de pancadas de chuva mal distribuídas. Algumas áreas vão passar sem chuva (apenas com aumento de nuvens).

Temperatura Máxima:24ºC

Temperatura Mínima:12ºC

Vento: NE/NW - > SE/SW

TEMPO EM SC: Variação de nuvens com períodos de sol pela manha em boa parte das regiões com possibilidade de chuva isolada nas áreas próximas do RS devido à umidade concentrada na baixa atmosfera. No decorrer da tarde e período da noite, o ingresso de uma frente fria de fraca atividade promove aumento de nuvens com pancadas de chuva e eventuais trovoadas nos setores do Litoral Sul e Planalto Serrano. Nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí, céu nublado alternando com aberturas de sol e com possibilidade de pancadas de chuva mal distribuídas no decorrer da tarde e noite podendo passar sem chuva em vários municípios. É valido ressaltar que a frente fria vai influenciar de forma mais abrangente nos setores da Faixa Leste.

►TEMPERATURA: Amena em todas as regiões. Mínimas oscilando entre 14 a 16ºC no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste e variando entre 8 a 11ºC nos Planaltos Sul e Norte. No topo da Serra e municípios altos do Oeste e Meio Oeste (Irani, Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Água Doce, pontos de baixadas de Chapecó, Arroio Trinta, Caçador, Lebon Régis e Fraiburgo), temperaturas mínimas entre a madrugada e amanhecer oscilando entre 7 a 8ºC. Na Faixa Litorânea incluindo o Vale do Itajaí, mínimas na marca dos 10 a 14ºC. Temperatura máxima variando entre 24 a 26ºC no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste durante o turno da tarde. No Planalto Sul e nos municípios mais altos de SC, incluindo o Litoral Sul, máximas variando entre 19 a 23ºC. No Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí os termômetros podem atingir os 23 a 25ºC à tarde.

►VENTO: Atuante do quadrante nordeste a noroeste trocando de direção para o quadrante sudoeste a sudeste ao longo da tarde e noite à medida que o sistema frontal avança sobre SC, com velocidade oscilando entre 20 a 25 km/h fraco a moderado com rajadas ocasionais de 50 a 60 km/h na Faixa Leste.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

TERÇA-FEIRA 24/07/2018

 

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Tempo fechado e chuvoso ao longo do dia com eventuais e trovoadas.

Temperatura Máxima:18ºC

Temperatura Mínima:11ºC   

Vento: L/SE

TEMPO EM SC:  Áreas de instabilidades associadas ao aprofundamento de um cavado invertido (área alongada de baixa pressão) em combinação com a corrente de jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) promovem céu encoberto com chuvas ocasionais na maior parte do dia com destaque para os setores da Faixa Litorânea e Vale do Itajaí. Nas regiões do Oeste, Meio Oeste e algumas áreas do Planalto Sul, céu nublado com pancadas de chuva isoladas pela manha, tendo aumento gradual da nebulosidade entre a tarde e noite com chuvas generalizadas e trovoadas (raios). Volumes de chuva com maior representatividade no Litoral Sul. A umidade relativa do ar elevada somada à temperatura baixa são os ingredientes necessários para que o ponto de orvalho se iguale a temperatura do ar (atmosfera saturada), provocando a formação de nevoeiros ao entre a madrugada e ao longo do dia, sobretudo em momentos de garoa fraca e ventos calmos. Pequenos intervalos de melhoria ocorrem com algumas aberturas de sol.

►TEMPERATURA: Frio e úmido entre a madrugada e amanhecer.Mínimas variando entre 11 a 13ºC na maioria dos municípios de SC. No topo da Serra e pontos da Grande Florianópolis Serrana, as mínimas ficam oscilando entre 4 a 7ºC. Algumas áreas do Litoral Sul e Oeste do estado, mínimas entre 8 a 10ºC. Temperaturas máximas não sobem muito em função da maior cobertura de nuvens e chuva. Máximas entre 19 a 23ºC no Oeste e Meio Oeste. Já nas demais áreas da Serra Catarinense assim como Litoral e Vale do Itajaí, as máximas oscilam entre 16 a 19ºC. Queda acentuada da temperatura nos pontos altos do Oeste, Meio Oeste e topo da Serra. 

 

►VENTO: Atuante do quadrante leste a sudeste com oscilações para o quadrante nordeste nos setores do Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul, Planalto Norte e Grande Florianópolis fraco a moderado com rajadas de 30 a 40 km/h. Já no Oeste ao Planalto Serrano, vento de leste a nordeste com velocidade média de 15 a 20 km/h. 

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------   

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​

Quarta-feira (25/07): As instabilidades ganham força com a intensificação da corrente de jato em combinação com uma perturbação na média atmosfera, promovendo um dia nublado e chuvoso em todas as regiões de SC. Tem previsão de chuva forte em algumas áreas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Litoral Sul onde os volumes possuem valores mais representativos em relação às demais regiões, na ordem dos 50 a 70 mm. Temperatura amena com máximas que não passam muito dos 16 a 18º. Alguns períodos de melhoria com grandes aberturas de sol ocorrem n Extremo Oeste e áreas que fazem divisa com o Paraná.

Quinta-feira (26/07): A formação de um centro de baixa pressão acoplado a uma frente fria, reforçam muitas nuvens com chuvas ocasionais e eventuais trovoadas entre a madrugada e parte da manha diminuindo a intensidade da chuva melhorando gradualmente as condições do tempo com algumas aberturas de sol sobre SC iniciando nos setores do Norte do estado e no final do dia e noite nas demais áreas. Permanece com temperaturas baixa pela manha (9 a 11ºC) e amena a tarde (16 a 18ºC) com formação de nevoeiros em alguns pontos do Oeste, Planalto Serrano e Litoral Sul.

 

Sexta-feira (27/07): O tempo melhora em todas as regiões de SC, com presença de sol e poucas nuvens. Alguns momentos de maior nebulosidade ocorrem entre a tarde e a noite. Temperatura baixa pela manha (8 a 9ºC) e amenas a tarde (18 a 20ºC). Vento de nordeste a norte com velocidade próxima de 15 km/h.

 

 

 

 

 ► Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9

 

 

 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário






.

LIGUE E PARTICIPE

(48) 3539-5065

Visitas: 239453
Usuários Online: 42
Copyright (c) 2019 - Rádio Catarina FM