(48) 9 8816-2978

Tempo

AR POLAR REFORÇA TEMPERATURAS BAIXAS COM FORMAÇÃO DE GEADA AMPLA

Publicada em 10/07/18 as 10:30h por Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9 - 116 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Piter Scheuer)
Um ciclone extratropical em conjunto com forte gradiente de pressão e de temperatura, reforça rajadas de vento com intensidade moderada a forte sobre o Litoral Sul e Grande Florianópolis na ordem dos 40 a 60 km/h. Já ouve registro de rajadas acima dos 80 km/h durante a noite de segunda-feira no Litoral Sul. Este sistema advecta ar frio e úmido sobre o Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis ocasionando chuvisco e chuva ocasional. Como previsto anteriormente, registro de neve no topo do Planalto Sul (Morro da Igreja e Morro das Antenas) nesta madrugada de terça-feira. No Oeste, Meio Oeste e Serra, céu encoberto e com chuva fraca. Temperaturas baixas em todo o estado, na marca de 7ºC em Chapecó, 2ºC em Água Doce, 5ºC em Campos Novos, 0,6ºC em Urupema, 11ºC em Criciúma, 6ºC em Canoinhas, 12ºC em Florianópolis, 13ºC em Joinville e 11ºC em Brusque.




PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA E SÃO JOÃO DO SUL

Atualizado: 10/07/2018 03h26min

 

 

AR POLAR REFORÇA TEMPERATURAS BAIXAS COM FORMAÇÃO DE GEADA AMPLA!!

 

SEMANA GELADA TIPICA DE INVERNO!

 

 

 

 

TERÇA-FEIRA 10/07/2018

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Muitas nuvens com aberturas de sol pela manha. Chance pequena de chuva ou garoa ocasional. Grandes aberturas de sol à tarde.

Temperatura Máxima:15ºC

Temperatura Mínima:7ºC (Noite)

Vento: SE/SW

 

►TEMPO EM SC: O posicionamento de um ciclone extratropical em combinação com forte gradiente de pressão, possibilita o transporte de ar frio e úmido nos primeiros níveis da atmosfera sobre as regiões continentais do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul reproduzindo céu encoberto com episódios de chuva e garoa ocasional entre a madrugada e manha. Importante salientar que a chuva vai ser mais abrangente no Litoral Sul e Grande Florianópolis podendo ter acumulados mais representativos. No decorrer da tarde, o tempo melhora gradualmente com a aproximação de um centro de alta pressão polar (massa de ar seco e frio) promovendo queda acentuada da temperatura, períodos de melhoria e respectivamente algumas aberturas de sol. O ar frio saturado na baixa troposfera possibilita a formação de alguns nevoeiros entre a madrugada e amanhecer entre o Oeste e Serra. Obs:  Chance pequena e muito remota de Neve e Chuva Congelada em algumas áreas do topo do Planalto Sul durante a madrugada e amanhecer de terça-feira com destaque para algumas áreas do Morro da Igreja (Urubici), Morro das Torres (Urupema) e isoladamente em algum bairro de São Joaquim.

►TEMPERATURA: Baixa em todo o estado onde os termômetros registram no amanhecer temperaturas entre 4 a 6ºC no Extremo Oeste, 2 a 5ºC no Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. No topo da Serra, 0 a 3ºC entre a madrugada e amanhecer. Sensação térmica NEGATIVA em vários pontos do Oeste aos Planaltos Norte e Sul. Entre a Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, mínimas entre o amanhecer e primeiras horas da manha oscilando entre 5 a 8ºC. Temperatura máxima variando entre 9 a 11ºC entre o Oeste e Serra. Alguns pontos do Oeste e topo da Serra a temperatura máxima não passa dos 6 a 8ºC. Nas demais regiões, do Litoral Sul, Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí os termômetros variam entre 17 a 19ºC à tarde.

►VENTO: Atuante do quadrante sudoeste a sudeste, com velocidade média entre 15 a 20 km/h fraco a moderado com rajadas ocasionais de 40 a 50 km/h ao longo de SC. Entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, o maior gradiente de pressão entre um ciclone extratropical e uma massa de ar polar possibilita rajadas fortes de ventos que ocorrem oscilando entre 60 a 80 km/h, com destaque para a madrugada e manha. Alguns pontos da Grande Florianópolis as rajadas podem atingir valores próximos de 100 km/h.

 

►MAR: ALERTA DE MARITIMO: Mar revolto com altura de onda de 2,5 m a 3,0 m em áreas mais próximas da costa e picos de ondas oscilando entre 3,5 a 4,5 m em áreas mais afastadas ao longo do alto mar. Risco de ressaca brava entre as praias do Litoral Sul e Grande Florianópolis podendo ocasionar alagamentos em áreas próximas do oceano. Em alto mar, o vento pode atingir velocidades acima dos 150 km/h em função de um ciclone extratropical.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

QUARTA-FEIRA 11/07/2018

 

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Tempo firme com presença de sol e poucas nuvens ao longo do dia. Noite de poucas nuvens. Formação de geada ampla alguns bairros da cidade no amanhecer.

Temperatura Máxima:16ºC

Temperatura Mínima:4ºC

Vento: SE/SW

 

TEMPO EM SC: Um centro de alta pressão continental (massa de ar seco e frio de origem polar) inibe o processo de formação de nuvens carregadas promovendo tempo firme com presença de sol e poucas nuvens na maioria das regiões. O frio se faz presente em todos os setores do estado ao longo do dia, sobretudo entre a madrugada e primeiras horas da manha com formação de geada ampla nas áreas do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul e Planalto Norte com mínimas próximas de 0ºC. Geada menos abrangente nas áreas altas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Serrana e algumas áreas do Litoral Sul.

 

►TEMPERATURA: Frio em todas as regiões com temperaturas baixas e formação de geada e possível sincelo no morro das torres em Urupema e Morro da Igreja em Urubici. Mínimas oscilando entre 0 a 2ºC no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste e algumas cidades do Planalto Sul. No topo da Serra e pontos altos do Oeste (municípios de Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Irani, Água Doce e alguns bairros de Chapecó) e municípios do Meio Oeste (Caçador, Lebon Régis, Arroio Trinta e Rio das Antas) as mínimas oscilam entre -2 a -5ºC com geada abrangente. No Litoral e Vale do Itajaí, mínimas variando entre 2 a 5ºC com geada isolada. Máximas variando entre 14 a 16ºC entre o Oeste e Serra. Alguns pontos do Oeste e topo da Serra a temperatura máxima não passa dos 8ºC a 11ºC. Nas demais regiões, do Litoral Sul, Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí os termômetros variam entre 15 a 17ºC à tarde. Queda acentuada da temperatura a noite com formação de geada ampla.

►VENTO: Atuante do quadrante sudoeste a sudeste, com velocidade média entre 15 a 20 km/h fraco a moderado com rajadas ocasionais de 25 a 40 km/h ao longo de SC. Na Grande Florianópolis, o maior gradiente de pressão entre um ciclone extratropical e uma massa de ar polar possibilita rajadas fortes de ventos que ocorrem oscilando entre 50 a 60 km/h principalmente entre o turno da madrugada e manha.

 

►MAR: ALERTA MARÍTIMO: Mar revolto com altura de onda de 2,5 m a 3,0 m em áreas mais próximas da costa e picos de ondas oscilando entre 3,5 a 4,5 m em áreas mais afastadas ao longo do alto mar. Risco de ressaca brava entre as praias do Litoral Sul e Grande Florianópolis podendo ocasionar alagamentos em áreas próximas do oceano. Em alto mar, o vento pode atingir velocidades acima dos 150 km/h em função de um ciclone extratropical.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

 

 

Quinta-feira (12/07): O ar seco e frio que cobre a região Sul do Brasil, dificulta o processo de formação de nuvens carregadas favorecendo tempo estável com presença de sol e poucas nuvens na maior parte do território catarinense em função da influência de um centro de alta pressão polar. Persiste a condição de FRIO e temperaturas mais baixas sobre o estado, com mínimas variando entre -2 a 2ºC no Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano com formação de geada ampla. Mínimas baixas no topo da Serra com valores próximos de -3 a -6ºC com geada severa. Entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, temperaturas oscilando entre 2 a 4ºC ao longo da madrugada e amanhecer com geada em Fundos de Vale e pontos de Baixadas. Temperaturas máximas mais agradáveis oscilando entre 17 a 22ºC ao longo do estado de SC.

 

Sexta-feira (13/07): Uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão), favorece a presença de sol com poucas nuvens em todas as regiões na maior parte do dia com formação de geada ampla no amanhecer nas áreas do Oeste, Meio Oeste e de maneira abrangente no topo do Planalto Sul. Temperaturas mínimas no topo da Serra variando entre -2 a -4ºC com geada. Nas regiões do Oeste e Meio Oeste entre 2 a 4ºC com geada ampla em alguns pontos no amanhecer. Temperatura em elevação à tarde.

 

Sábado (14/07): Tempo firme com presença de sol e poucas nuvens ao longo do dia em todas as regiões do estado catarinense em função da atuação de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) o qual reforça temperaturas baixas oscilando entre 0 a 4ºC com eventual formação de geada ampla entre o Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano, Planalto Norte, Grande Florianópolis, Litoral Sul no entre a madrugada e primeiras horas da manha. A Geada e o ar frio vai se acumular em Fundos de Vale e pontos de Baixadas. Temperaturas máximas mais agradáveis oscilando entre 17 a 22ºC ao longo do estado de SC. No topo do Planalto Sul a mínima pode atingir valores próximos de -2 a -4ºC.

 

 

 

 

► Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9

 

PORTAL DO TEMPO:  https://www.portaldotempo.com/

 

 

 









.

LIGUE E PARTICIPE

(48) 3539-5065

Visitas: 220123
Usuários Online: 62
Copyright (c) 2018 - Rádio Catarina FM