(48) 9 8816-2978

Tempo

FRENTE FRIA ORGANIZA MUITAS NUVENS IRREGULARES COM TEMPERATURAS MAIS BAIXAS E VENTANIA NO LITORAL!

Publicada em 03/07/18 as 11:08h por Rádio Catarina FM - 76 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Catarina FM)
deslocamento de uma frente fria de fraca atividade sobre o estado de SC, associado ao maior gradiente de pressão, promove ventos fortes do quadrante sudoeste a sudeste ao longo da Faixa Litorânea na ordem dos 50 a 70 km/h.Este sistema também provoca chuva e garoa ocasional entre o Vale do Itajaí, algumas áreas do Oeste, Planalto e Litoral.Uma área de alta pressão com núcleo central de 1030 hPa, atuando sobre a Argentina inibe o processo de formação de nuvens carregadas e mantendo tempo firme com poucas nuvens. Temperaturas mais amenas neste amanhecer, na marca de 17ºC em Chapecó, 16ºC em São Miguel do Oeste, 14ºC em Campos Novos, 10ºC em Urupema, 13ºC em Içara, 16ºC em Florianópolis e 17ºC em Brusque.






PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA E SÃO JOÃO DO SUL

Atualizado: 03/07/2018 03h47min

 

FRENTE FRIA ORGANIZA MUITAS NUVENS IRREGULARES COM TEMPERATURAS MAIS BAIXAS E VENTANIA NO LITORAL!

 

 

TERÇA-FEIRA 03/06/2018

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Nublado na maior parte do dia, alternando com períodos de melhoria. Eventuais episódios de chuva ou garoa ocasional eventualmente podem ocorre a qualquer hora do dia. Durante a noite volta a ter instabilidades na região com chuva e trovoadas isoladas.

Temperatura Máxima: 13ºC

Temperatura Mínima: 9ºC

Vento: SW/SE

 

TEMPO EM SC: O ingresso de uma frente fria de fraca intensidade, provoca tempo fechado com eventuais chuvas ocasionais entre a madrugada e manha na maioria das regiões do estado de SC. O maior contraste térmico potencializado pela frente fria, promove algumas rajadas ocasionais de ventos do quadrante sudeste a sudoeste na ordem dos 50 a 70 km/h longo do Litoral entre a madrugada, manha e tarde. Alguns períodos prolongados de melhoria com algumas aberturas de sol ocorrem durante o dia. No decorrer da tarde e principalmente no período da noite, aumento de nuvens com pancadas de chuva e eventuais trovoadas nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e algumas áreas do Planalto Serrano e parte do Litoral Sul. Essa situação do tempo é favorecida pelo aprofundamento de um cavado (sistema de baixa pressão alongado) em combinação com uma perturbação na média e alta troposfera (ondas curtas em 500 hPa), potencializando consideravelmente muitas áreas de instabilidades e alguns temporais isolados.

 

TEMPERATURA: Segue amena no amanhecer na maioria das regiões. Faz frio nos setores do Litoral Sul, Planalto Sul e algumas áreas do Oeste e Extremo Oeste, com destaque para os municípios que fazem divisa com o estado Gaúcho. Mínimas no início do dia, variando entre 13 a 16ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis e alguns pontos do Planalto Serrano. Já no topo da Serra, mínimas 4 a 7ºC no amanhecer. Nos municípios que compõem o Litoral Sul, frio o dia todo com temperatura no amanhecer variando entre 12 a 14ºC (máxima do dia) e com mínimas à noite em torno dos 9 a 10ºC. Durante a tarde as temperaturas permanecem amenas na maior parte do estado sem muita elevação com máximas variando entre 16 a 18ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e algumas áreas do Planalto Sul. Nas cidades do topo da Serra, máximas entre 9 a 15ºC. Algumas áreas do Costão da Serra a máxima não passa dos 10ºC. No Planalto Norte, máximas um pouco mais elevadas, na marca dos 22ºC. Durante a noite, queda acentuada da temperatura sobretudo no topo da Serra Catarinense e Litoral Sul.

►VENTO: Atuante do quadrante sudoeste a sudeste, com velocidade média entre 15 a 35 km/h. Eventuais rajadas de sudeste a sul entre a Grande Florianópolis e algumas áreas do Litoral Sul com velocidade variando entre 50 a 75 km/h. Nas demais regiões rajadas entre 35 a 50 km/h.

MAR: O vento mais forte do quadrante sudoeste a sudeste atua com rajadas ocasionais de 60 a 85 km/h em alto mar, mantendo o mar muito agitado com altura de onda variando entre 2,0 a 2,5 m próximo à costa e picos de 3,5 a 4,0 m, em áreas afastadas da costa. Não é recomendável atividades a pesca assim como o trafego de pequenas e médias embarcações. MAR PERIGOSO!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

QUARTA-FEIRA 04/06/2018

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Nublado com chuva ou garoa ocasional entre a madrugada e manha, melhorando ao longo da tarde e noite com algumas aberturas de sol.

Temperatura Máxima: 17ºC

Temperatura Mínima: 9ºC

Vento: SW/SE ->NW/NE

 

►TEMPO EM SC: Uma perturbação na média e alta atmosfera em combinação com o aprofundamento de um cavado (área alongada de baixa pressão) são os principais fatores meteorológicos responsáveis por favorecer uma grande quantidade de nuvens carregadas sobretudo no Litoral Sul e Planalto Sul com pancadas de chuva e eventuais trovoadas boa parte do dia. Volumes de chuva mais representativos nestes dois setores. Tempo mais estável com nebulosidade variável e períodos prolongados de sol no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste alternando com momentos de maior nebulosidade com possibilidade de pancadas de chuva mal distribuídas entre a tarde e noite. Já no Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, céu encoberto com chuva ou garoa ocasional entre a madrugada e manha melhorando gradualmente no decorrer da tarde e noite. Risco de alguns temporais isolados no topo da Serra e Sul do estado.

TEMPERATURA: Baixa em todo o estado com destaque para os Planaltos ao Litoral e municípios que fazem divisa com o RS. Mínimas entre 8 a 11ºC no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Já no Planalto Serrano, mínimas variando entre 5 a 7ºC. No topo da Serra, mínimas variando entre 2 a 5ºC. Já no Litoral Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte, mínimas oscilando entre 6 a 9ºC. Máximas à tarde variando entre 22 a 25ºC no Extremo Oeste e Oeste. Entre o Meio Oeste e Planalto Norte máximas variando entre 18 a 22ºC. Já nas demais regiões da Serra Catarinense, Vale do Itajaí e Faixa Litorânea, máximas à tarde oscilando entre 13 a 16ºC. Persiste a condição de temperatura máxima “baixa” no Litoral Sul, variando entre 12 a 14ºC.

►VENTO: Soprando dos quadrantes sudoeste, oeste a sudeste pela manha trocando de direção à tarde para a direção noroeste a nordeste, com velocidade média oscilando entre 15 a 20 km/h e com rajadas ocasionais de 35 a 50 km/h.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

QUINTA-FEIRA 05/07/2018

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Tempo instável e chuvoso ao longo do dia com eventuais trovoadas.

Temperatura Máxima: 12ºC

Temperatura Mínima: 7ºC

Vento: W/SW/SE

 

TEMPO EM SC: A presença de um cavado (sistema de baixa pressão alongado) reforça muitas nuvens carregadas com chuvas ocasionais entre a madrugada e parte da manha no Litoral Sul e Planalto Serrano, alternando com momentos de melhoria (aberturas de sol). Nas demais regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, presença de sol com poucas variações de nuvens e temperaturas em progressiva elevação. Alguns períodos de muitas nuvens ocorrem em pequenos intervalos. O ar frio e úmido concentrado na baixa troposfera favorece a formação de alguns nevoeiros nas primeiras horas da manha em ponto que fazem divisa com o RS, Extremo Oeste ao Planalto Sul.

TEMPERATURA: Amena em todas as regiões durante a madrugada e primeiras horas da manha. Mínimas entre 11 a 14ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste incluindo boa parte dos municípios do Planalto Sul e Planalto Norte. No topo da Serra, mínimas entre 7 a 9ºC. No Litoral Sul, mínimas oscilando entre a 8 a 11ºC. Entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte 13 a 15ºC. Durante a tarde, o maior predomínio do sol favorece a gradual elevação de temperaturas no Oeste e Extremo Oeste, com máximas oscilando entre 25 a 27ºC. Já nas áreas do Planalto Sul, Litoral Sul incluindo os municípios da Grande Florianópolis a maior cobertura de nuvens inibe a elevação das temperaturas com máximas oscilando entre 16 a 19ºC. Entre o Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, máximas oscilando entre 21 a 24ºC

►VENTO: Predominante do quadrante norte a nordeste pela manha trocando de direção para o quadrante oeste a sudoeste ao longo da tarde e noite em todas as regiões, com velocidade média entre 10 a 25 km/h e rajadas ocasionais de 30 a 35 km/h.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (06/07): Maior variação de nuvens com eventual chuva fraca entre a madrugada e amanhecer no Litoral Sul, com presença de sol e poucas nuvens na maior parte do dia. Nos demais setores de SC, tempo seco com presença de sol e poucas variações de nuvens e com temperaturas mais altas no Oeste e Extremo Oeste com máximas variando entre 27 a 29ºC. Nas demais regiões temperaturas oscilando entre 22 a 25ºC.

Sábado (07/07): A influência de uma massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão) promove tempo firme e ensolarado com calor em todas as regiões. Temperaturas sobem rapidamente e atingem valores os 30ºC no Oeste e Sul do estado (calor pré-frontal).

Domingo (08/07): Uma frente fria em conjunto com o escoamento de ar quente e úmido proveniente da Floresta Amazônica, potencializa muitas nuvens carregadas e provoca chuva acompanhada de trovoadas em todas as regiões começando no inicio do dia no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, se estendendo durante à tarde para as demais regiões. Risco de temporais isolados. Temperatura em queda acentuada com formação de geada durante o turno da noite nos pontos mais altos do Planalto Sul, Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste.

 

 

► Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9

 

 

Portal do Tempo: https://www.portaldotempo.com

 

 











.

LIGUE E PARTICIPE

(48) 3539-5065

Visitas: 220107
Usuários Online: 46
Copyright (c) 2018 - Rádio Catarina FM