(48) 9 8816-2978

NO AR

Rádio Catarina FM

www.catarinafm.com.br

Tempo

NEBULOSIDADE IRREGULAR SE FAZ PRESENTE EM SC COM TEMPERATURAS AMENAS NA MAIOR PARTE DA SEMANA

Publicada em 26/06/18 as 11:37h por Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9 - 53 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)
Uma frente fria estacionária acoplada a uma área de baixa pressão, favorece muitas nuvens entre o Paraguai, MS, SP, PR e SC se estendendo ao longo das regiões de alto mar, provendo tempo fechado com chuva ou garoa ocasional em pontos mal distribuídos. Verifica-se poucas nuvens entre o RS, parte do Paraguai, Uruguai e Argentina (em tons de escuro) devido o domínio de um centro de alta pressão (massa de ar seco e frio) mantendo tempo firme e temperaturas baixas. Em SC, madrugada de céu encoberto na maioria das regiões com chuva fraca nas regiões do Norte do estado e isoladamente no Litoral assim como no Oeste catarinense. Temperatura amena, na marca de 12,8ºC em Chapecó, 13,5ºC em Seara, 12,2ºC em Campos Novos, 11,8ºC em Bom Jardim da Serra, 14ºC em Içara, 15,8ºC em Içara, 16,9ºC em Brusque e 16,0ºC em Canoinhas.




PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA E SÃO JOÃO DO SUL

Atualizado: 26/06/2018 03h32min

 

 

NEBULOSIDADE IRREGULAR SE FAZ PRESENTE EM SC COM TEMPERATURAS AMENAS NA MAIOR PARTE DA SEMANA!!!

 

 

 

TERÇA-FEIRA 26/06/2018

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Nublado longo do dia alternando com alguns momentos de melhoria. Possibilidade de chuva ou garoa ocasional em alguns bairros da cidade. Noite de céu nublado.

Temperatura Máxima: 20ºC

Temperatura Mínima: 14ºC

Vento: S/SE

 

TEMPO EM SC: A frente fria avança lentamente em direção as regiões paranaenses, mas ainda influência boa parte do estado de Santa Catarina, ocasionando chuva ou garoa ocasional entre a madrugada e parte do período da manha alternando com momentos de melhoria. Vale ressaltar que as instabilidades se fazem presentes principalmente nos setores mais próximos do Paraná, destacando o Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte influenciando também as regiões do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis com chuvas ocasionais mal distribuídas alternando com períodos de tempo seco (céu encoberto). Nas regiões mais próximas do RS, como o Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, a chance de chuva diminui ao longo do dia (chuva mais mal distribuída) com o afastamento da frente fria e ocorrem momentos prolongados de tempo seco (céu nublado) alternando com períodos de sol.

TEMPERATURA: Mais baixa na maioria das cidades catarinense durante a madrugada e amanhecer. Mínimas variando entre 11 a 14ºC nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e oscilando entre 8 a 10ºC no topo do Planalto Sul. Entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte, mínimas oscilando entre 14 a 16ºC. Durante a tarde, máximas variando entre 17 a 21ºC no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, Planalto Serrano e oscilando entre 18 a 22ºC na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí. Máximas entre 14 a 16ºC no topo da Serra. Baixa amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima) ao longo do dia.

►VENTO: Predominante do quadrante sudoeste a sudeste, com oscilações para o quadrante norte a nordeste fraco a moderado com rajadas ocasionais de 35 a 50 km/h ao longo de todas as regiões catarinenses.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

QUARTA-FEIRA 27/06/2018

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Nublado com aberturas de sol ao longo do dia. Chance de chuva isolada a qualquer hora do dia.

Temperatura Máxima: 23ºC

Temperatura Mínima: 12ºC

Vento: NW/NE

 

TEMPO EM SC: A combinação dos ventos fortes na média e alta atmosfera (corrente de jato subtropical), aliado a um cavado em superfície (área alongada de baixa pressão), são os principais fatores responsáveis por manter céu encoberto na maioria das regiões do estado catarinense com eventuais episódios de chuva entre a madrugada e manha, alternando com períodos de sol em momentos do dia. Novamente é importante ressaltar que a instabilidade se faz presente principalmente nos setores mais próximos do Paraná, destacando o Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte influenciando também as regiões do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis com chuvas ocasionais mal distribuídas alternando com períodos de tempo seco (céu encoberto). Quanto mais próximo do Rio Grande do Sul a chance de chuva é menor e o sol aparece entre nuvens por bons momentos do dia, destacando o Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, mas ainda assim alguma chuva passageira eventualmente pode ocorrer em períodos curtos do dia.

TEMPERATURA: Amena na maior parte do estado de SC. Mínimas variando entre 11 a 13ºC nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e oscilando entre 9 a 11ºC ao longo do Planalto Sul. No topo da Serra, mínimas entre 7 a 9ºC. Entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte, mínimas oscilando entre 14 a 16ºC. Durante a tarde, máximas variando entre 23 a 25ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Faixa Litorânea e Vale do Itajaí. Máximas entre 16 a 20ºC no Planalto Serrano. No topo da Serra, máximas entre 13 a 16ºC. Baixa amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima) ao longo do dia.

►VENTO: Atuante do quadrante noroeste a nordeste, com rajadas que variam entre 15 a 25 km/h. Alguns momentos com rajadas mais fortes entre a tarde e noite, com velocidade entre 35 a 40 km/h.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

QUINTA-FEIRA 28/06/2018

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Sol com aumento de nuvens e com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas entre a tarde a noite. Risco de temporal isolado.

Temperatura Máxima: 25ºC

Temperatura Mínima: 13ºC

Vento: NW/SW

 

►TEMPO EM SC: Sol com aumento de nuvens em todas as regiões com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas. Previsão de temporais localizados ao longo de SC. Uma perturbação na média de alta atmosfera (5 a 10 km de altitude) em combinação com a atuação da corrente de jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) somado ao fluxo de ar quente e úmido transportado da região Amazônica (jato de baixos níveis) promovem a formação de um intenso cavado (região alongada de baixa pressão) sobre o Sul do Brasil, potencializando a formação de muitas áreas de instabilidades. Este comportamento do tempo, reforça a formação de muitas nuvens de trovoadas (raios), iniciando entre a madrugada e manha nos setores do Extremo Oeste, Oeste e se estendendo para as demais regiões de SC no decorrer da tarde e noite. Risco de temporais localizados, com granizo, raios e ventania. Entre o Planalto Serrano, Vale do Itajaí e Faixa Litorânea, o sol aparece pela manha dividindo o espaço no céu com muitas nuvens altas e médias, com chuva e trovoadas entre a tarde e a noite. 

TEMPERATURA: Mínimas entre a madrugada e amanhecer variando entre 15 a 17ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Litoral Norte e municípios que fazem divisa com o Planalto Sul. No Topo da Serra, mínimas no inicio do dia oscilando entre 7 a 11ºC. Já no Planalto Norte, mínimas variando entre 9 a 12ºC. Entre a Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, mínimas na marca dos 13 a 16ºC. Já no Litoral Sul, mínimas variando entre 10 a 12ºC. No decorrer do dia, máximas variando entre 21 a 24ºC nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí. No Planalto Serrano, máximas variando entre 19 a 24ºC.

►VENTO: Soprando do quadrante nordeste a noroeste, com velocidade média oscilando entre 15 a 20 km/h e com rajadas ocasionais de 35 a 50 km/h. Durante as trovoadas e temporais isolados, tem risco de ventania com rajadas de 60 a 75 km/h.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (29/06): Sol com aumento de nuvens com possibilidade de chuva em momentos do dia em todas as regiões em função do aprofundamento de um sistema de baixa pressão. Temperatura amena pela manha e em elevação à tarde variando entre 24 a 26ºC.

Sábado (30/06): Sol com aumento de nuvens pela manha. Entre a tarde e noite, aumento de nuvens com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas de maneira mal distribuída em função da influência de um cavado (área alongada de baixa pressão). Temperatura elevada para época do ano, oscilando entre 23 a 25ºC.

Domingo (01/07): Tempo firme com presença de sol e poucas nuvens em função do estabelecimento de uma massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão). Faz calor em todo o estado com máxima beirando ou passando dos 30ºC no Litoral Sul.

 

► Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

 

 

Portal do Tempo: https://www.portaldotempo.com







Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







.

LIGUE E PARTICIPE

(48) 3539-5065

Visitas: 203151
Usuários Online: 79
Copyright (c) 2018 - Rádio Catarina FM