(48) 9 8816-2978

NO AR

Rádio Catarina FM

www.catarinafm.com.br

Tempo

TEMPO FIRME NO ULTIMO DIA DE OUTONO

Publicada em 20/06/18 as 09:03h por Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9 - 34 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Catarina FM)
Na imagem de satélite de inicio de manha de quarta-feira, verifica-se a atuação de muitas nuvens altas as quais dentro da meteorologia são chamadas de cirrus (10 a 12 km de altitude) desencadeadas pelos ventos mais fortes na alta e média troposfera. Focos de nevoeiros são detectados em algumas áreas do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul em função do ar frio e úmido na baixa atmosfera. A atuação de um sistema de alta pressão (massa de ar seco) inibe o processo de formação de nuvens carregadas (nuvens de chuva), favorecendo tempo estável na maior parte de SC. Temperatura neste amanhecer na marca de 4,5ºC em Maravilha, 11,6ºC em Chapecó, 4,9ºC em Campos Novos, -4,1ºC em Urupema, 6,4ºC em Criciúma, 15,2ºC em Florianópolis, 14,4ºC em Joinville, 10,2ºC em Mafra e 15,8ºC em Brusque.


TEMPO FIRME E MAIOR AMPLITUDE TÉRMICA DURANTE O DIA!!!

 

O TEMPO MUDA NA SEXTA-FEIRA COM A CHEGADA DE UMA NOVA FRENTE FRIA DE FRACA INTENSIDADE...

 

 

QUARTA-FEIRA 20/06/2018

►TEMPO EM SC: Tempo firme com presença de sol e poucas nuvens em todas as regiões do estado de Santa Catarina, devido o ar seco e estável (sistema de alta pressão atmosférico) que cobre o Sul do Brasil, favorecendo temperaturas mais elevadas durante o turno da tarde. Momentos de muitas nuvens (nuvens altas e médias - rabo de galo - céu mais fosco) ocorrem ao longo do estado a qualquer hora do dia em função dos ventos fortes na média de alta atmosfera (corrente de jato). O vento do quadrante norte em combinação com o ar mais frio e úmido concentrado nas primeiras camadas da atmosfera, gera alguns focos de nevoeiros no amanhecer entre o Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Litoral Sul e Oeste do estado com destaque para a divisa com o RS dissipando-se gradualmente no decorrer da manha. Formação de geada isolada em pontos de baixada entre a madrugada e amanhecer nas áreas mais altas do Oeste (sobretudo nas cidades de Ponte Serrada, Água Doce, Faxinal dos Guedes e Irani), Meio Oeste (Caçador, Arroio Trinta e Lebon Regis) e geada ampla e generalizada no topo do Planalto Sul com destaque para os municípios São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e algumas áreas de Urubici (Distrito de Vacas Gordas e Mundo Novo).

TEMPERATURA: Ressalta-se que o ar mais frio vai se concentrar em pontos de baixadas, fundos de vale e encostas durante a madrugada e amanhecer.  Maior amplitude térmica durante o dia. Mínimas durante a madrugada e amanhecer oscilando entre 5 a 9ºC nos setores do Extremo Oeste (Maravilha, São Miguel do Oeste e Itapiranga), Oeste (Chapecó, Xanxerê e Seara). Já nos pontos mais altos do Oeste, mínimas entre 0 a 4ºC (sobretudo nas cidades de Ponte Serrada, Água Doce, Faxinal dos Guedes e Irani com geada isolada), Planalto Norte variando entre 4 a 7ºC. No Meio Oeste (cidades como Caçador, Arroio Trinta e Lebon Regis) e divisa com o Planalto Sul mínimas oscilando entre 1 a 5ºC com geada isolada. No topo da Serra Catarinense, mínimas oscilando entre -1 a -4ºC com geada ampla. Já no Litoral Sul e Grande Florianópolis Serrana, mínimas variando entre 7 a 11ºC. Nos municípios do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Litorânea e Litoral Norte os termômetros no amanhecer ficam na marca dos 15 a 17ºC. Temperatura em elevação durante o período da tarde, com máximas oscilando entre 25 a 27ºC entre o Litoral Sul, Extremo Oeste e Oeste do estado. Já nos setores da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, máximas entre 24 a 26ºC. Já no Planalto Serrano máximas entre 19 a 23ºC.

►VENTO: Soprando do quadrante nordeste a noroeste, com intensidade fraca a moderado alternando com algumas rajadas ocasionais de 35 a 45 km/h.

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Tempo firme com presença de sol e poucas variações de nuvens ao longo do dia. Alguns intervalos de maior nebulosidade. Noite de céu estrelado.

Temperatura Máxima: 27ºC

Temperatura Mínima: 6ºC

Vento: NW/NE

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

QUINTA-FEIRA 21/06/2018

TEMPO EM SC: Uma massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão) mantém tempo estável com calor mais acentuado e predomínio maior do sol com algumas variações de nuvens na maioria das regiões do estado catarinense. Elevação gradual da temperatura ao longo do dia (calor pré-frontal). Momentos de muitas nuvens (nuvens altas e médias - rabo de galo - céu mais fosco) ocorrem em todas as regiões a qualquer hora do dia em função dos ventos fortes na média de alta atmosfera (corrente de jato). Formação de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul entre a madrugada no inicio do dia. Alguns nevoeiros isolados ocorrem em pontos do Planalto Serrano e divisa com o RS no amanhecer. Faz calor em todas as regiões onde os termômetros podem beirar ou passar dos 29 a 31ºC no Litoral Sul, Extremo Oeste e Oeste. Uma frente fria se aproxima de SC ao longo do período da noite e reproduz muitas nuvens com pancadas de chuva isolada nos municípios que fazem divisa com o RS, sobretudo no Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

TEMPERATURA: Ressalta-se que o ar mais frio vai se concentrar em pontos de baixadas, fundos de vale e encostas durante a madrugada e amanhecer. Mínimas entre a madrugada e inicio do dia oscilando entre 12 a 14ºC no Extremo Oeste e Oeste, 8 a 11ºC no Planalto Norte, Meio Oeste e divisa com o Planalto Sul, -1 a 3ºC nos municípios do topo da Serra, 9 a 13ºC no Litoral Sul, 14 a 16ºC entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Durante o turno da tarde, temperaturas em gradual elevação, com máximas variando entre 27 a 29ºC no Extremo Oeste, 26 a 28ºC no Oeste, 29 a 31ºC no Litoral Sul, 20 a 25ºC no Planalto Serrano e 27 a 28ºC entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte.

►VENTO: Soprando de nordeste a noroeste, com oscilações para o quadrante oeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 45 a 65 km/h em momentos do dia com destaque para a Faixa Litorânea.

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. Alguns intervalos de muitas nuvens ocorrem principalmente durante a tarde e noite. Noite de céu com muitas nuvens com pancadas de chuva isolada.

Temperatura Máxima: 30ºC

Temperatura Mínima: 8ºC

Vento: NE/NW -> O/SW

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

SEXTA-FEIRA 22/06/2018

►TEMPO EM SC: Áreas de instabilidades associadas ao ingresso de uma frente fria (fraca intensidade) promove uma grande quantidade de nuvens em todas as regiões com chuvas ocasionais mal distribuídas entre o Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul sobretudo durante a madrugada e parte do turno da manha. O sistema frontal se desloca rapidamente para as regiões de alto mar e com isso o tempo melhora em vários pontos do estado com diminuição da nebulosidade e conseqüentes aberturas de sol. É valido ressaltar que as regiões do Oeste, Meio Oeste e Faixa Litorânea, ocorrem períodos prolongados de sol durante a tarde com o afastamento das instabilidades. Algumas áreas como o Planalto Serrano e Vale do Itajaí, a umidade deixada pela frente fria reforça alguma precipitação fraca (chuva ou garoa ocasional) entre a tarde e noite alternando com períodos de melhoria. Vários municípios de SC vão passar sem chuva, apenas com aumento de nuvens.

TEMPERATURA: Permanece amena no amanhecer na maioria das regiões do estado, variando entre 12 a 15ºC no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Faixa Litorânea e Vale do Itajaí. No Planalto Norte e Pontos altos do Oeste e Meio Oeste mínimas variando entre 7 a 10ºC. Durante a tarde, temperatura máxima variando entre 24 a 26ºC no Extremo Oeste e Oeste. Entre o Planalto Serrano a Faixa Litorânea incluindo o Vale do Itajaí, máximas oscilando entre 17 a 20ºC.

►VENTO: Predominando do quadrante sudoeste a sudeste, passando para os quadrantes nordeste a noroeste fraco a moderado com rajadas ocasionais de 50 km/h.

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Céu encoberto com chuva ocasional entre a madrugada e parte da manha, melhorando gradualmente com presença de sol entre nuvens ao longo do dia. Períodos de muitas nuvens ocorrem a qualquer hora do dia. Noite de poucas nuvens.

Temperatura Máxima: 20ºC

Temperatura Mínima: 15ºC

Vento: NE/NW ->SW/SE

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Uma massa de ar quente e seco (sistema de alta pressão) favorece um sábado de tempo firme com presença de sol e poucas nuvens na maior parte do dia intercalando com momentos de maior nebulosidade. Faz calor em todas as regiões, com destaque para os setores do Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul com temperaturas variando entre 29 a 32ºC. No decorrer da madrugada e manha do domingo (24/06) o deslocamento rápido de uma frente fria, organiza muitas nuvens carregadas com pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas. Risco de temporal localizado com destaque para a madrugada e inicio do dia. No decorrer do domingo, o tempo melhora gradualmente com o ingresso de um centro de alta pressão continental o qual reforça temperaturas mais baixas. No decorrer da segunda, terça até quinta-feira (26 até 28/06), o aprofundamento de um novo sistema de baixa pressão aliado ao padrão de divergência na alta troposfera gera inúmeros temporais durante o período (formação de frente fria a qual se mantém estacionária). Temperatura mais elevada o que reforça alguns temporais ao longo de SC durante boa parte da semana (semana instável).

 

 

► Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

 

 

Portal do Tempo: https://www.portaldotempo.com

 







Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







.

LIGUE E PARTICIPE

(48) 3539-5065

Visitas: 203145
Usuários Online: 73
Copyright (c) 2018 - Rádio Catarina FM