(48) 9 8816-2978

Tempo

DIA GELADO TIPICO DE INVERNO EM SC!!!

Publicada em 15/06/18 as 10:59h por Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9 - 58 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Catarina FM)
No realce da imagem de satélite deste inicio de sexta-feira, verifica-se a atuação de muitas nuvens irregulares (em tons de verde, amarelo e azul) entre a Argentina, Paraguai, Paraná e Santa Catarina, as quais são reproduzidas pela atuação de ventos fortes em altos níveis da troposfera (corrente de jato subtropical) somados ao aprofundamento de um cavado invertido desprendido de uma alta pressão continental polar. Esta condição de tempo favorece céu encoberto na maioria das regiões do estado catarinense com chuvas ocasionais entre a Grande Florianópolis e Norte do estado. Alguns nevoeiros se fazem presentes entre o Oeste e Planalto Serrano neste amanhecer. Formação de geada em alguns pontos do Planalto Sul ao Oeste. Temperatura na marca de 4ºC em Chapecó, 5ºC em Maravilha, 2ºC em Urupema, 4ºC em Água Doce, 10ºC em Brusque e 9ºC em Içara




PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA E SÃO JOÃO DO SUL

Atualizado: 15/06/2018 03h27min

 

DIA GELADO TIPICO DE INVERNO EM SC!!!

 

 

Sexta-feira 15/06/2018

TEMPO EM SC: Uma grande quantidade de nuvens (céu nublado - tempo fechado) se faz presente na maioria dos setores catarinenses devido à umidade concentrada na baixa troposfera em combinação com os ventos fortes em grandes altitudes (corrente de jato subtropical) somados ao aprofundamento de um cavado invertido (sistema de baixa pressão alongado). Estes são os ingredientes necessários para o desenvolvimento de muitas nuvens irregulares com chuvas ocasionais em alguns pontos do Oeste (municípios que fazem divisa com o Paraná), Meio Oeste, Planalto Norte, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí durante a madrugada e parte da manha. No decorrer do dia, chuva ocasional mal distribuída entre o Litoral Norte, Planalto Norte, e Vale do Itajaí, alternando com momento de tempo seco (pequenas aberturas de sol). Nas demais regiões do Extremo Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, dia de muitas nuvens intercalando com algumas aberturas de sol. Formação de geada e alguns nevoeiros isolados entre o Planalto Sul e áreas altas do Oeste e Meio Oeste entre a madrugada e amanhecer.

TEMPERATURA: A dinâmica da alta pressão em conjunto com a maior concentração de nuvens favorece mínimas um pouco mais elevadas, oscilando entre 2 a 5ºC no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, 2 a 4ºC nos municípios do Planalto Sul que fazem divisa com o Meio Oeste assim como no RS, e entre 6 a 8ºC no Planalto Norte. No topo do Planalto Sul, mínimas variando entre -1 a 3ºC. Entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, mínimas entre 7 a 10ºC. Entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí, mínimas variando entre 8 a 12ºC. Durante a tarde, temperatura máxima variando entre 7 a 11ºC no Oeste e Extremo Oeste, 10 a 14ºC nos Planaltos Sul e Norte (incluindo o topo da Serra), 14 a 16ºC entre o Litoral Sul, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.        

►VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 35 a 45 km/h. Algumas oscilações do quadrante norte a nordeste, ocorrem entre o Vale do Itajaí, Planalto Serrano e Litoral Norte. Mar agitado com altura de onda entre 1,5 a 2,5 m, próximo a costa e em alto mar picos oscilado entre 3,0 a 4,5 m. Ressaca em todo o Litoral com mar revolto. Ventos em alto mar variando entre 50 a 75 km/ de sudoeste em alto mar. Não aconselháveis pequenas e médias embarcações em alto mar.

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Céu nublado (tempo fechado) alternando algumas aberturas de sol no decorrer do dia (períodos de melhoria). Noite de muitas nuvens.

Temperatura Máxima: 16ºC

Temperatura Mínima: 7ºC

Vento: SW/SE

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sábado 16/06/2018

TEMPO EM SC: Um centro de alta pressão polar e continental (massa de ar seco e frio com seu núcleo no Uruguai) promove tempo firme com presença de sol e poucas nuvens entre o Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e algumas áreas do Planalto Sul intercalando com momentos de maior nebulosidade (céu nublado) ao longo do dia. O aprofundamento de um cavado invertido (região alongada de baixa pressão) em combinação com a circulação dos ventos fortes em grandes altitudes (corrente de jato subtropical) favorecem entre a madrugada e turno da manha condição de céu encoberto com chuva e garoa ocasional entre o Litoral Norte, Planalto Norte e de forma mais isolada em algumas áreas do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis (céu nublado) com chuva ocasional mal distribuída ao longo do dia, alternando com momentos de tempo seco e com períodos de sol. Formação de geada menos abrangente e alguns nevoeiros isolados entre o Planalto Sul e áreas altas do Oeste e Meio Oeste incluindo alguns pontos isolados do Litoral Sul entre a madrugada e inicio do dia.

TEMPERATURA: Baixa entre a madrugada e amanhecer com mínimas variando entre 2 a 4ºC no Extremo Oeste e Oeste, 1 a 3ºC entre o Meio Oeste e municípios que fazem divisa com o Planalto Sul. No topo da Serra Catarinense como as cidades de Urupema, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e pontos altos de Urubici (Morro da Igreja e Distrito de Vacas Gordas) a temperatura varia entre 2 a -1ºC com formação de geada ampla no amanhecer. Mínimas no inicio do dia variando entre 3 a 6ºC no Litoral Sul, 8 a 11ºC em Florianópolis, 1 a 3ºC na Grande Florianópolis Serrana. Os termômetros podem variar entre 4 a 7ºC no Planalto Norte e 8 a 11ºC no Vale do Itajaí. Durante o dia as temperaturas máximas ficam amenas, variando entre 11 a 15ºC no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, Planalto Serrano incluindo o topo da Serra Catarinense. Na Faixa Litorânea, os termômetros variam entre 14 a 16ºC durante a tarde.

►VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 35 a 45 km/h. Algumas oscilações do quadrante norte a nordeste, ocorrem entre o Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Oeste, Meio Oeste e Litoral Norte com velocidade média de 10 km/h e rajadas de 20 km/h.

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Nebulosidade variável intercalando com períodos prolongados de sol. Momentos de muitas nuvens ocorrem ao longo do dia. Noite de poucas nuvens.

Temperatura Máxima: 16ºC

Temperatura Mínima: 4ºC

Vento: S/SE

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

Domingo 17/06/2018

►TEMPO EM SC: O ar seco e frio que cobre boa parte do Sul do Brasil (sistema de alta pressão) inibe o processo de formação de nuvens carregadas favorecendo um belo dia de sol com poucas nuvens na maioria das regiões do estado catarinense, intercalando com momento de maior nebulosidade ao longo do dia (céu parcialmente nublado a nublado). O padrão de circulação de ventos frios e úmidos concentrados na baixa troposfera (circulação marítima) mantém céu com muitas nuvens e com chuva ou garoa ocasional entre o Litoral Norte, Planalto Serrano, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, intercalando com períodos prolongados de sol por momentos do dia.  Formação de geada ampla e alguns nevoeiros isolados entre o Planalto Sul e áreas altas do Oeste e Meio Oeste incluindo alguns pontos isolados do Litoral Sul entre a madrugada e inicio do dia.

TEMPERATURA: Baixa entre a madrugada e amanhecer com mínimas variando entre 2 a 6ºC no Extremo Oeste e Oeste, 3 a 5ºC entre o Meio Oeste e municípios que fazem divisa com o Planalto Sul. No topo da Serra Catarinense como as cidades de Urupema, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e pontos altos de Urubici (Morro da Igreja e Distrito de Vacas Gordas) a temperatura varia entre 3 a -1ºC com formação de geada ampla no amanhecer. Mínimas no inicio do dia variando entre 2 a 5ºC no Litoral Sul, 9 a 13ºC em Florianópolis, 4 a 6ºC na Grande Florianópolis Serrana. Os termômetros podem variar entre 5 a 7ºC no Planalto Norte e 7 a 10ºC no Vale do Itajaí. Durante o dia as temperaturas sobem rapidamente com máximas variando entre 19 a 23ºC no Extremo Oeste e Faixa Litorânea, 16 a 21ºC no Oeste e Meio Oeste, Planalto Serrano incluindo o topo da Serra Catarinense.

►VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 30 a 40 km/h. Algumas oscilações do quadrante norte a nordeste, ocorrem entre o Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Oeste, Meio Oeste e Litoral Norte com velocidade média de 10 km/h e rajadas de 25 km/h.

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Sol entre poucas nuvens ao longo do dia. Momentos de maior nebulosidade (céu parcialmente nublado) ocorrem durante o dia. Noite de céu estrelado.

Temperatura Máxima: 19ºC

Temperatura Mínima: 4ºC

Vento: SW/S

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O padrão de circulação marítima (umidade vinda do mar) ocorre entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, parte do Planalto Serrano durante a segunda e terça-feira (18 e 19/06), com chuviscos ocasionais e aberturas de sol por momentos do dia. Entre a quarta e quinta-feira (20 e 21/06) tempo firme e ensolarado com poucas variações de nuvens e com temperaturas mais elevadas podendo atingir a marca dos 29ºC em pontos do Litoral Sul (calor pré-frontal). A partir dos dias 22 e 23 (sexta-feira e sábado), o tempo muda inicialmente do Planalto Serrano ao Litoral Sul com o aprofundamento de um cavado ciclônico sobre o RS o qual da origem a uma nova frente fria (frontogênese) no decorrer do sábado e domingo (24/06) promovendo chuva com raios e temporais localizados. Um centro de alta pressão polar permanece sobre SC, entre os dias 25 a 28, favorecendo frio intenso e episódios de geada ao longo do estado catarinense.

 

► Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

 

Portal do Tempo: https://www.portaldotempo.com/






Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







.

LIGUE E PARTICIPE

(48) 3539-5065

Visitas: 213084
Usuários Online: 73
Copyright (c) 2018 - Rádio Catarina FM