(48) 9 8816-2978

Tempo

FRIO RETORNA A SC COM TEMPERATURAS BAIXAS E COM TEMPO ESTÁVEL

Publicada em 06/06/18 as 09:43h por Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9 - 79 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Catarina FM)
Um centro de alta pressão continental (massa de ar frio e seco - continental) inibe a formação de nuvens carregadas em boa parte das regiões favorecendo a presença de sol com poucas nuvens. Entre o Oeste e Planalto Serrano, nebulosidade baixa associada à presença de alguns nevoeiros alternando com aberturas de sol em algumas áreas. Temperatura baixa em todo estado, com 6ºC em Chapecó, 3ºC em Campos Novos, 0ºC em Urupema, 7ºC em Urupema, 9ºC em Içara, 8ºC em Florianópolis e 9ºC em Brusque.



PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA E SÃO JOÃO DO SUL

Atualizado: 06/06/2018 03h40min

 

FRIO RETORNA A SC COM TEMPERATURAS BAIXAS E COM TEMPO ESTÁVEL!!!

 

 

Quarta-feira 06/06/2018

TEMPO EM SC: Variação de nuvens baixas entre a madrugada e amanhecer com formação de nevoeiros isolados em algumas áreas do Oeste ao Planalto Serrano e alguns pontos do Litoral melhorando gradualmente as condições do tempo com presença de sol ao longo do dia. Uma massa de ar seco e frio (centro de alta pressão) favorece a presença do sol com pouquíssimas nuvens em todas as regiões do estado catarinense ao longo do dia (dia ensolarado de céu azul). Pequenos intervalos de maior nebulosidade. Faz frio entre a madrugada e amanhecer com formação de geada ampla nas áreas mais altas de baixadas e fundos de Vales do Oeste, Meio Oeste e de forma mais abrangente no Planalto Sul e Planalto Norte. Alguns pontos do Planalto Sul ao Extremo Oeste, o ar mais frio e úmido nas primeiras camadas da atmosfera, possibilita a formação de nevoeiros durante o turno da madrugada e inicio do dia, dissipando-se rapidamente em função da variação de temperatura. Durante a noite a nebulosidade começa a ganhar espaço em algumas cidades do Oeste e Norte do estado onde alguma chuva ocasional não pode ser descartada.

TEMPERATURA: Baixa em todas as cidades catarinenses com mínimas variando entre 2 a 6ºC no Oeste (-1 a 3ºC em Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes e Irani com geada mais abrangente no amanhecer - pontos altos do Oeste), 1 a 4ºC no Meio Oeste e divisa com o Planalto Sul, -1 a 0ºC no topo do Planalto Sul (Bom Jardim da Serra, Urupema, São Joaquim e pontos altos de Urubici). Entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, mínimas variando entre 5 a 12ºC e oscilando entre 9 a 13ºC no Vale do Itajaí e Litoral Norte.  Durante o dia, temperatura não sobe muito com máximas à tarde entre 12 a 14ºC do Oeste ao Planalto e variando entre 17 a 21ºC na Faixa Leste.

►VENTO: Vento soprando de sudoeste a sudeste com velocidade média de 10 km/h e com rajadas ocasionais de 40 km/h ao longo do estado catarinense.

 

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Presença de sol com poucas nuvens ao longo do dia. Alguns momentos de maior nebulosidade. Noite de poucas nuvens.

Temperatura Máxima: 21ºC

Temperatura Mínima: 8ºC

Vento: SW/SE

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quinta-feira 07/06/2018

TEMPO EM SC: Tempo firme com presença de sol e poucas nuvens em boa parte das regiões com formação de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto Sul. Um sistema de baixa pressão organiza uma grande quantidade de nuvens, as quais intercalam com algumas aberturas de sol com possibilidade de pancadas de chuvas entre a madrugada e manha sobretudo nas regiões que fazem divisa com o Paraná, com destaque para alguns municípios do Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte. Essas instabilidades conseguem penetrar alguns pontos do estado como Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis, porem atuando de forma mais isolada (aumento de nuvens com chuva ocasional mal distribuída). Valido ressaltar que o sol se faz presente por períodos prolongados principalmente nas regiões que fazem divisa com o RS. No decorrer do dia, um centro de alta pressão continental se desloca gradualmente dos países visinhos em direção a SC (crista atmosférica), estabilizando as condições do tempo em boa parte das regiões e com queda bem acentuada da temperatura.

TEMPERATURA: Permanece baixa em todo o estado entre a madrugada e amanhecer com formação de geada ampla nas áreas mais altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Mínimas variando entre 3 a 7ºC no Oeste e Extremo Oeste, 1 a 4º no Meio Oeste, -1 a 2ºC em varias cidades do Planalto Sul que fazem divisa com o RS e com regiões do Meio Oeste, 0 a -3ºC no topo da Serra (Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra). O frio se faz presente também no Litoral Norte e Vale do Itajaí, com mínimas variando entre 9 a 12ºC no amanhecer. Entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, mínimas variando entre 4 a 11ºC. No decorrer da tarde as temperaturas não sobem tanto com máximas entre 13 a 16ºC do Oeste ao Planalto Serrano. Na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, as máximas não oscilam entre 17 a 22ºC. Durante a noite, queda acentuada da temperatura com a aproximação de um centro de alta pressão inclusive com formação de geada a noite no Planalto Sul e nos pontos mais altos do Meio Oeste e Oeste.

►VENTO: Vento soprando de sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 40 a 50 km/h ao longo do estado sobretudo no Litoral Sul e no topo da Serra.

 

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Sol e variação de nuvens alternando com momentos de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada a tarde. Noite de poucas nuvens com queda acentuada da temperatura.

Temperatura Máxima: 22ºC

Temperatura Mínima: 5ºC

Vento: SW/W

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sexta-feira 08/06/2018

►TEMPO EM SC: Um centro de alta pressão continental (massa de ar seco e frio de origem polar) inibe o processo de formação de nuvens carregadas em todas as regiões favorecendo um belo dia de sol com poucas nuvens e com formação de geada ampla entre a madrugada e amanhecer nos setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e de forma mais isolada entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul. O ar frio e úmido na baixa atmosfera possibilita a formação de alguns nevoeiros isolados no inicio do dia em alguns pontos do Oeste ao Planalto Serrano.

TEMPERATURA: Baixa em todas as regiões. Mínimas variando entre 0 a 4ºC no Extremo Oeste e Oeste (Ponte Serrada, Irani e Faxinal do Guedes no Oeste, mínimas variando entre -2 a 0ºC com geada ampla e abrangente), -1 a 3ºC no Meio Oeste e divisa com o Planalto Sul, -7 a -3ºC no topo do Planalto Sul (Bom Jardim da Serra, Urupema, São Joaquim e pontos altos de Urubici). Entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, mínimas variando entre 3 a 5ºC e oscilando entre 5 a 8ºC no Vale do Itajaí e Litoral Norte.  Durante o dia, temperatura não sobe muito com máximas à tarde entre 14 a 18ºC do Oeste ao Planalto e variando entre 18 a 23ºC na Faixa Leste. Formação de sincelo no em Urupema.

►VENTO: Vento de sul a sudoeste, com variações para o quadrante nordeste a noroeste ao longo do dia, com velocidade média de 10 km/h.

 

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Céu claro a poucas nuvens ao longo do dia. Geada isolada ao amanhecer. Noite de céu estrelado.

Temperatura Máxima: 20ºC

Temperatura Mínima: 3ºC

Vento: SW/SE -> NE/N

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (07/06), um centro de alta pressão continental (massa de ar seco e frio com característica polar), ainda permanece sobre o estado reforçando temperaturas baixas. Formação de geada ampla em vários pontos do Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e alguns pontos isolados do Litoral e Vale do Itajaí. Condição de aumento de nuvens ao longo da tarde e noite do sábado com chuva ocasional em alguns pontos do Norte de SC. Entre os dias 10 e 13, uma perturbação em 500 hPa aliado ao transporte de ar quente e úmido da região Amazônica, possibilita a formação de uma nova frente fria promovendo áreas de instabilidades resultando em pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas ao longo do período.

 

► Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

 

Portal do Tempo: https://www.portaldotempo.com/










.

LIGUE E PARTICIPE

(48) 3539-5065

Visitas: 224275
Usuários Online: 38
Copyright (c) 2018 - Rádio Catarina FM