(48) 9 8816-2978

NO AR

Rádio Catarina FM

www.catarinafm.com.br

Tempo

FRENTE FRIA INGRESSA SOBRE SC

Publicada em 01/06/18 as 11:12h por Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9 - 35 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Piter Scheuer)
O ingresso de uma frente fria em combinação com a umidade proveniente da região Norte do Brasil, reforçam muitas áreas de instabilidades ao longo do estado de SC, provocando chuvas ocasionais de intensidade fraca a moderada no Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral. Alguns pontos do estado catarinense, céu encoberto sem registro de chuva. Este sistema encontra-se desorganizado e com isso a condição para temporais neste inicio de dia é baixa.  Temperatura amena em todas as regiões, oscilando na marca de 15ºC em Chapecó, 13ºC em Campos Novos, 9ºC em Urupema, 18ºC em Içara, 17ºC em Florianópolis e 16ºC em Brusque. 


PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA E SÃO JOÃO DO SUL

Atualizado: 01/06/2018 03h42min

 

FRENTE FRIA INGRESSA SOBRE SC!!!

FINAL DE SEMANA GELADO EM TODO O ESTADO COM FORMAÇÃO DE GEADA DO OESTE AO PLANALTO SERRANO.

 

 

Sexta-feira 01/06/2018

TEMPO EM SC: A presença de áreas de instabilidades associadas ao ingresso de uma frente fria de fraca intensidade sobre o estado de Santa Catarina, promove aumento de nuvens com pancadas de chuva e eventuais trovoadas (raios) começando durante o turno da madrugada e manha nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral e municípios que fazem divisa com o RS, se entendendo para as demais regiões de SC de forma mal distribuída ao longo do dia prolongando-se para o período noturno. Risco de temporal isolado. É valido ressaltar que esta frente fria não traz chuvas tão volumosas, sendo que algumas cidades podem passar apenas com aumento de nuvens e sem registro de precipitação. Períodos de melhoria ocorrem com grandes aberturas de sol. Temperatura mínima ao amanhecer variando entre 13 a 18ºC no Oeste, Meio Oeste, Faixa Litorânea e boa parte do Vale do Itajaí. Já nos municípios que fazem divisa entre o Meio Oeste e Planalto Sul, mínimas durante o inicio do dia, oscilando entre 9 a 14ºC. Boa parte do Planalto Serrano, com mínimas variando entre 9 a 13ºC. Durante a tarde, temperatura amena sem muita elevação, oscilando entre 18 a 25ºC ao longo do estado catarinense. Vento de nordeste a noroeste passando para o quadrante sudoeste a sul, com rajadas ocasionais acima de 50 km/h.

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Céu encoberto (períodos de tempo seco com aberturas de sol) com possibilidade de chuvas ocasionais e eventuais trovoadas ao longo do dia. Noite de céu encoberto e com chuvas ocasionais.

Temperatura Máxima: 24ºC

Temperatura Mínima: 17ºC

Vento: NW/NE ->SW/S

 

Sábado 02/06/2018

TEMPO EM SC: A frente fria ainda permanece sobre o estado catarinense se deslocando gradualmente em direção a região Sudeste do Brasil e alto mar, provocando muitas nuvens com chuva ocasional de maneira mal distribuída entre a madrugada, manha e parte da tarde ao longo do estado catarinense. É importante ressaltar que alguns municípios não terão registro de chuva passando apenas com céu nublado. No decorrer do dia, uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão) começa a influenciar o estado de SC, melhorando as condições do tempo sobretudo em algumas áreas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul promovendo grandes intervalos de melhoria, onde o sol se faz presente. Temperatura amena ao amanhecer, variando entre 11 a 15ºC na maioria das cidades. Temperatura máxima não sobe tanto devido a chuva e maior cobertura de nuvens oscilando entre 12 a 15ºC do Oeste ao Planalto Serrano. Nas regiões do Vale do Itajaí e Litoral, temperatura mais elevada à tarde em relação as demais regiões variando entre 16 a 19ºC. Durante a noite, queda acentuada da temperatura com formação de geada nas cidades mais altas do Planalto Sul onde os termômetros oscilam entre 1 a 4ºC. Ventos de sul a sudoeste com rajadas ocasionais variando entre 50 a 70 km/h no topo da Serra e Litoral.

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Nublado com chuva ou garoa ocasional mal distribuída ao longo do dia, alternando com momentos de melhoria.

Temperatura Máxima: 16ºC

Temperatura Mínima: 8ºC

Vento: NW/NE

 

Domingo 03/05/2018

TEMPO EM SC: Uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão) inibe o processo de formação de nuvens carregadas favorecendo a presença de sol com poucas nuvens ao longo do dia (céu azul) com temperaturas baixas em todo o estado. Faz frio com formação de geada ampla entre a madrugada e amanhecer nos setores do Planalto Sul, Meio Oeste e Oeste do estado catarinense. Vale ressaltar que em alguns municípios do Oeste, como Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada e Irani a temperatura ao amanhecer varia entre -2 a 1ºC com formação de geada ampla. Já em alguns municípios do Oeste e Extremo Oeste como Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Seara, Maravilha e Pinhalzinho, a temperatura ao amanhecer oscila entre 2 a 6ºC  com formação de geada um pouco menos abrangente, ocorrendo em alguns bairros destas cidades. No topo da Serra Catarinense em cidades como Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Painel e no morro da Igreja em Urubici, temperaturas negativas entre a madrugada e amanhecer com mínimas variando entre -3 a -5ºC com geada forte. Planalto Norte com mínimas ao amanhecer oscilando entre 0 a 3ºC com geada ampla. Já no Litoral e Vale do Itajaí, mínimas variando entre 5 a 11ºC. No decorrer do dia a temperatura não sobe muito, na marca de 14 a 16ºC do Oeste ao Planalto e variando entre 17 a 19ºC na Faixa Leste. Vento de sudoeste a sul ao longo do dia, com variações para o quadrante sudeste com rajadas ocasionais de 40 a 60km/h.

 

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Presença de sol com poucas nuvens ao longo do dia. Noite de céu estrelado.

Temperatura Máxima: 17ºC

Temperatura Mínima: 6ºC

Vento: NW/NE

 

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O aprofundamento de um cavado invertido sobre o Paraguai e Oeste de SC, mantém muitas nuvens com chuva e trovoadas ao longo do dia. A partir dos dias 05 a 06/06 (terça e quarta-feira), o tempo muda em todas as regiões com o aprofundamento deste cavado invertido associado à formação de um ciclone extratropical em conjunto com uma nova frente fria, os quais recebem o ingresso de umidade transportado da região Amazônica, instabilizando o tempo em todas as regiões com condição para chuva e trovoadas (temporais localizados) ao longo de SC. Frio intenso no decorrer dos dias 07,08, 09 e 10, com a atuação de um pulso de ar frio polar (massa de ar seco e frio), com formação de geada ampla em todas as regiões.

 

► Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

 







Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







.

LIGUE E PARTICIPE

(48) 3539-5065

Visitas: 199460
Usuários Online: 57
Copyright (c) 2018 - Rádio Catarina FM