(48) 9 8816-2978

Tempo

AR POLAR PERDE FORÇA E AS TEMPERATURAS SE TORNAM AGRADÁVEIS A TARDE

Publicada em 25/05/18 as 09:04h por Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9 - 94 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Piter Scheuer)
Uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão) ainda se faz presente sobre as áreas continentais do território catarinense, favorecendo céu limpo com poucas variações de nuvens ao longo de boa parte do Sul do Brasil. Apesar desta alta pressão estar mais fraca e desorganizada ela ainda promove temperaturas baixas em superfície, inclusive com episódios de geada neste amanhecer nas cidades do topo do Planalto Sul. Neste momento, temperatura na marca de 10ºC em Chapecó, 7ºC em Maravilha, 6ºC em Campos Novos, -4ºC em Bom Jardim da Serra, 9ºC em Içara, 12ºC em Brusque e 10ºC em Florianópolis.


PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA E SÃO JOÃO DO SUL

Atualizado: 25/05/2018 03h12min

 

AR POLAR PERDE FORÇA E AS TEMPERATURAS SE TORNAM AGRADÁVEIS A TARDE!!!

 

 

Sexta-feira 25/05/2018

TEMPO EM SC: À medida que a massa de ar seco e frio se desloca em direção ao Oceano, perde gradualmente sua força favorecendo a elevação das temperaturas. Tempo firme com presença de sol e poucas nuvens no Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e parte do Planalto Sul alternando com pequenos intervalos de maior nebulosidade devido a influencia de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio). Chance muito pequena de pancadas de chuva isoladas à tarde no Oeste e Meio Oeste, devido o aprofundamento de um cavado (sistema de baixa pressão). O padrão de escoamento de ar frio e úmido proveniente das regiões de alto mar (circulação marítima), promove uma grande quantidade de nuvens baixas com chuva ou garoa bem isolada entre a madrugada e manha sobretudo nos setores do Litoral Norte, Planalto Norte, Grande Florianópolis e parte do Vale do Itajaí, intercalando com grande períodos de sol ao longo do dia. Formação de nevoeiros ao amanhecer em algumas áreas do estado. Temperatura permanece baixa em todas as regiões com formação de geada ampla no Planalto Sul e de forma menos abrangente nos pontos mais altos de baixadas dos setores do Meio Oeste e Oeste (municípios de Ponte Serrada, Irani e Faxina dos Guedes). Mínimas ao amanhecer oscilando entre 6 a 11ºC no Oeste, 5 a 9ºC no Meio Oeste, 3 a 7ºC na maioria dos municípios do Planalto Serrano e entre -4 a 4ºC nas cidades do topo do Planalto Sul. Entre o Litoral e Vale do Itajaí, mínimas entre 7 a 14ºC. Vale ressaltar que no Extremo Sul do Litoral Sul, a temperatura fica mais baixa, na marca de 4 a 10ºC. Durante o dia, as temperaturas permanecem agradáveis e mais elevadas em relação aos dias anteriores, com máximas oscilando entre 18 a 26ºC na maioria das cidades de SC. Vento de nordeste a norte com intensidade, fraca a moderada com rajadas ocasionais de 30 km/h no Litoral.

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Predomínio de sol apenas entre poucas variações de nuvens. Alguns intervalos de maior nebulosidade ocorrem durante o dia. Noite de poucas nuvens.

Temperatura Máxima: 23ºC

Temperatura Mínima: 8ºC

Vento: N/NE

 

Sábado 26/05/2018

TEMPO EM SC: A presença de um sistema de alta pressão (massa ar seco e frio) favorece o predomínio maior do tempo firme e ensolarado com poucas variações de nuvens sobretudo nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e boa parte do Planalto Sul, alternando com pequenos intervalos de maior nebulosidade onde alguma pancada de chuva bem isolada durante a tarde não pode ser descartada. Nas regiões do Litoral Norte, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, nebulosidade variável com chuva ou garoa ocasional ao longo do dia, intercalando com momentos de tempo seco e grandes períodos de sol, devido o reflexo do padrão da circulação marítima (fluxo de ar frio e úmido proveniente da região oceânica). O regime de ventos do quadrante nordeste em combinação com a umidade que se faz presente nas primeiras camadas da atmosfera, são os principais ingredientes para a formação de nevoeiros no inicio do dia nas regiões que fazem divisa com o RS, Oeste, Planalto Serrano e alguns pontos do Vale do Itajaí assim como o Litoral Sul. Temperatura baixa nas cidades do topo do Planalto Sul com mínimas variando entre 0 a 4ºC com formação de geada. Nas demais regiões do Oeste e Meio Oeste e Litoral Sul, mínimas variando entre 7 a 12ºC. Entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, mínimas variando entre 9 a 16ºC. No decorrer do dia, a temperatura fica agradável na maioria dos municípios catarinenses, com máximas variando entre 22 a 26ºC. Vento de norte a nordeste, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 25 a 35 km/h.

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Predomínio de sol apenas entre poucas variações de nuvens. Alguns intervalos de maior nebulosidade ocorrem durante o dia. Noite de poucas nuvens.

Temperatura Máxima: 24ºC

Temperatura Mínima: 9ºC

Vento: NE/N

 

Domingo 27/05/2018

TEMPO EM SC: O ar seco e estável que cobre boa parte do estado catarinense (sistema de alta pressão) favorece tempo firme com presença de sol e poucas nuvens em todas as regiões, intercalando com pequenos momentos de maior nebulosidade ao longo do dia, devido o aprofundamento de um cavado (sistema de baixa pressão alongado). A umidade que vem do mar (circulação marítima) promove o desenvolvimento de algumas nuvens baixas sobre alguns pontos do Norte do Estado, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, provocando chuva bem isolada e passageira pela manha. Persiste a condição de temperaturas baixas nas cidades do topo do Planalto Sul com mínimas variando entre 1 a 5ºC com formação de geada. Nas demais regiões do Oeste e Meio Oeste e Litoral Sul, mínimas variando entre 10 a 13ºC. Entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, mínimas variando entre 12 a 16ºC. No decorrer do dia, a temperatura fica agradável na maioria dos municípios catarinenses, com máximas variando entre 24 a 28ºC. Vento de norte a nordeste, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 25 a 35 km/h.

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Predomínio de sol apenas entre poucas variações de nuvens ao longo do dia. Noite de céu limpo e estrelado.

Temperatura Máxima: 27ºC

Temperatura Mínima: 11ºC

Vento: N/NE

 

► Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

 

Portal do Tempo: https://www.portaldotempo.com/






Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







.

LIGUE E PARTICIPE

(48) 3539-5065

Visitas: 215944
Usuários Online: 47
Copyright (c) 2018 - Rádio Catarina FM