(48) 9 8816-2978

NO AR

Rádio Catarina FM

www.catarinafm.com.br

Tempo

FINAL DE SEMANA GELADO EM SC COM GEADA ISOLADA NA SEGUNDA-FEIRA

Publicada em 19/05/18 as 10:48h por Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9 - 52 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Catarina FM)
19/05/2018 06h44min: O ingresso de uma frente fria em conjunto com a formação de um ciclone extratropical, favorece muitas nuvens carregadas sobre boa parte do mapa, com chuva acompanhada de raios na Bolívia, Mato Grosso, São Paulo e oceano Atlântico adjacente. Observa-se uma massa de ar seco e frio de origem polar (centro de alta pressão continental), o qual traz\ temperaturas muito baixas sobre o território argentino e Uruguaio e aos poucos começa a influenciar o estado catarinense. Em SC, céu encoberto com chuva ou garoa ocasional na maioria das regiões. Amanhece com temperaturas mais baixas em todas as regiões, variando entre 8 a 12ºC do Oeste ao Planalto Serrano e oscilando entre 14 a 18ºC no Vale do Itajaí e Faixa Litorânea.




PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA E SÃO JOÃO DO SUL

Atualizado: 19/05/2018 03h:38min

 

FINAL DE SEMANA GELADO EM SC COM GEADA ISOLADA NA SEGUNDA-FEIRA!!!

 

 

Sábado 19/05/2018

TEMPO EM SC: Uma frente fria conectada a um ciclone extratropical ingressa sobre o território catarinense, promovendo pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas (raios) entre a madrugada e manha nos setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Litoral Norte. Risco de temporal localizado, com granizo isolado e ventania (vento de 50 a 80 km/h com rajadas que podem passar dos 100 km/h com destaque para o costão da Serra e topo do Planalto Sul). À medida que o sistema frontal se desloca de SC, mantém uma grande quantidade de nuvens carregadas, provocando chuva fraca a moderada e garoa ocasional em todas as regiões. Alguns momentos de melhoria ocorrem no Oeste e Meio Oeste e parte do Litoral Sul com a aproximação de um sistema de alta pressão. Amanhece com temperaturas mais baixas em todas as regiões, variando entre 8 a 12ºC do Oeste ao Planalto Serrano e oscilando entre 14 a 18ºC no Vale do Itajaí e Faixa Litorânea. Durante o dia, temperatura mais baixa com máximas variando entre 11 a 18ºC na maior parte do estado. Queda acentuada da temperatura à noite, com mínimas variando entre 0 a 4ºC no Planalto Sul, 6 a 8ºC no Oeste e Extremo Oeste, 5 a 7ºC no Meio Oeste e municípios que fazem divisa com o Meio Oeste. Na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, temperaturas mínimas variando entre 9 a 13ºC. Vento de sudoeste a sul, moderado a forte com rajadas ocasionais de 60 a 90km/h, podem superar os 100 km/h em algumas áreas.

NEVE: Os principais ingredientes para a formação de neve (ar frio e úmido na baixa troposfera) não estão tão compatíveis para a formação do fenômeno. O frio na baixa atmosfera se faz presente porem falta um pouco mais de umidade. A partir deste pressuposto, chance remota de neve em algumas áreas do topo do Planalto Sul (picos de morros ou em pontos mal distribuídos de algumas localidades - Morro da Igreja, Morro das Antenas e isoladamente na cidade de São Joaquim). Chuva congelada ou neve ISOLADA pode acontecer nestas áreas durante a noite do sábado e madrugada/manha do domingo.

 

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Tempo fechado com chuva ou garoa ocasional ao longo do dia alternando com momentos de tempo seco. Dia ventoso - rajadas ocasionais de ventos de sul a sudoeste. Pequenos intervalos de melhoria. Noite de nebulosidade variável, com chuva ou garoa ocasional em alguns bairros da cidade.

Temperatura Máxima: 17ºC

Temperatura Mínima: 9ºC

Vento: S/SW

 

Domingo 20/05/2018

TEMPO EM SC: A frente fria se afasta de SC, e promove uma grande quantidade de nuvens (céu encoberto) com chuva ou garoa ocasional nos setores do Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano entre a madrugada e manha intercalando com momentos de melhoria ao longo da tarde e noite com o ingresso de um sistema de alta pressão (massa de ar frio de origem polar - continental). Na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, o ar seco e frio inibe o processo de formação de nuvens, favorecendo a presença do sol com poucas nuvens (céu azul) ao longo do dia. Temperatura baixa pela manha variando entre 4 a 8ºC no Oeste, 4 a 5ºC no Meio Oeste e municípios que fazem divisa com o Planalto Sul. Temperatura próxima ou abaixo de zero nos pontos mais altos do Planalto Sul (-2 a 1ºC) entre a madrugada e manha. Nas demais regiões do Litoral e Vale do Itajaí, mínimas variando entre 7 a 12ºC. Durante o dia a temperatura baixa, com máximas variando entre 8 a 11ºC no Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano. No decorrer da noite a temperatura despenca com formação de geada em pontos do Meio Oeste e Planalto Sul. No Litoral as máximas não passam dos 17 a 18ºC. Vento de sudoeste a sul, moderado a forte com rajadas ocasionais de 60 a 70 km/h no Litoral durante a madrugada e manha. No Oeste e Meio Oeste rajadas ocasionais de 30 a 40 km/h. 

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL: Predomínio de sol apenas entre poucas variações de nuvens. Noite de céu limpo.

Temperatura Máxima: 16ºC

Temperatura Mínima: 7ºC

Vento: S/SW

 

Segunda-feira 21/05/2018

TEMPO EM SC: Uma massa de ar seco e frio e de origem polar (centro de alta pressão continental) inibe o processo de formação de nuvens mantendo céu claro (céu azul) a pouquíssimas nuvens em todas as regiões do estado ao longo do dia. Faz muito frio em todo o estado com temperaturas baixas e inclusive negativas com formação de geada ampla entre a madrugada e manha em boa parte dos municípios do Oeste, Extremo Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Grande Florianópolis Serrana, e isoladamente nos pontos altos de baixadas do Litoral Sul, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Temperaturas variando entre -2 a 1ºC no Oeste, Extremo Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, e com mínimas de 0 a -3ºC nos municípios que fazem divisa com o Planalto Sul e variando entre -4 a -6ºC no Planalto Sul. Já no Litoral Sul, mínimas variando entre 2 a 5ºC e restante da Faixa Litorânea e Vale do Itajaí com mínimas 3 a 6ºC. A temperatura máxima varia entre 15 a 18ºC na maioria das regiões. Vento de sudoeste a sudeste com velocidade média entre 10 a 15 km/h.

TEMPO EM SÃO JOÃO DO SUL Predomínio de sol apenas entre poucas variações de nuvens. Noite de céu limpo.

Temperatura Máxima: 17ºC

Temperatura Mínima: 3ºC

Vento: S/SW

 

► Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

 

Portal do Tempo: https://www.portaldotempo.com/

 







Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







.

LIGUE E PARTICIPE

(48) 3539-5065

Visitas: 199456
Usuários Online: 53
Copyright (c) 2018 - Rádio Catarina FM