(48)9-8816-2978

NO AR

Madrugada 87

www.catarinafm.com.br

Saude

Semana Nacional do Doador de Sangue é comemorada em Santa Catarina

Publicada em 24/11/17 as 09:36h por Engeplus / Hemosc - 18 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)

Neste sábado, dia 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está preparando uma semana especial para os doadores de sangue. Neste ano o tema da campanha no Estado será Eu salvo vidas. Doe sangue você também".

Uma das novidades ocorrerá na sexta-feira, dia 24, no Hemosc de Florianópolis. O doador Luís Cláudio Soares Rodrigues fará a doação de número 200, tornando-se um dos maiores doadores do Brasil.

O Hemosc está presente nas cidades de Florianópolis, Lages, Criciúma, Joinville, Joaçaba, Blumenau, Chapecó, Tubarão e Jaraguá do Sul, onde será realizada a programação da semana. O objetivo é valorizar o gesto solidário de doar sangue, que pode ajudar a salvar até três vidas a cada doação.

Para ser um doador

Para ser um doador de sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos (doadores de 16 e 17 anos de idade precisam de ter autorização formal e estar acompanhados dos pais e/ou responsável legal), ter mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados.

Os intervalos entre as doações devem ser de 90 dias para as mulheres, podendo realizar três doações em um ano; e de 60 dias para os homens, com quatro doações ao longo de 12 meses.

Todo o processo de doação leva, em média, 50 minutos e não traz riscos para a saúde. "Todo material é descartável e não pode ser reutilizado, então não há risco de contaminação. Algumas pessoas podem ficar um pouco tontas ou com enjoos, mas isso passa rapidamente e sem maiores riscos para o doador", destaca Denise.

Recomendações para quem vai doar sangue

- Evite o jejum e faça refeições leves e não gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação;
- Evite o uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
- Leve um documento de identidade com foto: RG., carteira profissional, carteira de motorista etc;
- Não fume por no mínimo duas horas após a doação;
- Nas 12 horas após a doação, não pratique exercícios físicos e atividades perigosas;
- Permaneça no serviço hemoterápico após a doação por 15 minutos;
- Não forçe o braço em que foi realizada a punção no dia da doação;
- Retire o curativo quatro horas após a doação.

Quem não pode doar sangue

Quem tem ou teve as seguintes doenças: hepatite após os 11 anos de idade, hanseníase, hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto, doença autoimune, doença de Chagas, Aids, diabetes e câncer. Já quem tem problemas cardíacos precisa de avaliação e declaração do seu cardiologista.






Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







.

LIGUE E PARTICIPE

(48) 3539-5065

Visitas: 159380
Usuários Online: 61
Copyright (c) 2017 - Rádio Catarina FM