Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (48) 3539-5065

Encontre o que deseja

NO AR

Rádio Catarina FM

    Agricultura

O TEMPO MUDA COM O INGRESSO DE UMA FRENTE FRIA

Publicada em 08/08/18 as 10:20h por Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9 - 185 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Radar)
Núcleos de instabilidades se formam ocasionando pancadas de chuva acompanhados de trovoadas (raios) entre o Extremo Oeste de SC, RS, Paraguai e Argentina, devido à formação de uma frente fria (frontogênese) em conjunto com a alta convergência de ar quente e úmido proveniente da Amazônia. Essas instabilidades se espalham no decorrer desta quarta-feira ao longo de SC, com risco de temporais localizados com granizo e ventania em algumas áreas do estado. No restante da imagem de satélite, céu com algumas variações de nuvens com destaque para o Vale do Itajaí ao Litoral. Temperatura na Capital catarinense na marca dos 9,8ºC.




PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

Atualizado: 08/08/2018 03h44min

 ​O TEMPO MUDA COM O INGRESSO DE UMA FRENTE FRIA!!!!!

MASSA DE AR FRIO ATUA NOS PRÓXIMOS DIAS...

 

 

QUARTA-FEIRA 08/08/2018

TEMPO: O ingresso de ar quente e úmido proveniente da região Amazônica (jato de baixos níveis) reforça muitas áreas de instabilidades associadas ao deslocamento de uma frente fria (sistema frontal), promovendo pancadas de chuva acompanhadas de raios (trovoadas) primeiramente nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e algumas áreas do Planalto Serrano entre a madrugada e manha se prolongando para o turno da tarde. Risco de temporais localizados com raios, granizo e ventania devido a perturbações de ondas curtas na média atmosfera (núcleos de instabilidades pré-frontais). Nas demais regiões de SC, sol com aumento de nuvens pela manha. Entre a tarde e noite as instabilidades ganham espaço aos poucos e atingem o Planalto Norte e algumas áreas do Litoral e Vale do Itajaí, provocando aumento de nuvens com chuvas ocasionais e eventuais trovoadas. Queda acentuada da temperatura a noite do Oeste ao Planalto Serrano devido à aproximação de um centro de alta pressão continental.

►TEMPERATURA: Termômetros oscilando durante a madrugada e amanhecer entre 11 a 13ºC no Extremo Oeste, 9 a 12ºC no Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. No topo da Serra, mínimas entre -1 a 3ºC com formação de geada entre a madrugada e amanhecer. Alguns municípios do Meio Oeste, Planalto Serrano e Planalto Norte, as temperaturas vão variar entre 5 a 8ºC. Ainda faz frio nos setores do Litoral Sul e Grande Florianópolis com temperaturas mínimas na marca dos 9 a 11ºC nas primeiras horas da manha sendo que em alguns pontos de baixada e fundos de vale a temperatura mínima oscila entre 6 a 7ºC. Mínimas entre 11 a 14ºC no Vale do Itajaí e Litoral Norte. Temperatura na marca dos 24 a 26ºC à tarde no Litoral Sul. Nos setores do Oeste ao Planalto Serrano, máximas na marca dos 17 a 20ºC. Queda brusca da temperatura nos setores do Extremo Oeste e Oeste à noite com o ingresso de um centro de alta pressão polar continental.

►VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sudeste fraco a moderado com velocidade média de 15 km/h e rajadas ocasionais variando entre 30 a 35 km/h. No momento das trovoadas e na virada do vento para o quadrante sudoeste a velocidade do vento pode atingir a ordem dos 60 a 80 km/h. No topo da Serra com destaque para o Morro das Antenas, Morro das Igreja e algumas áreas do Costão da Serra a velocidade do vento pode passar dos 100 km/h.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

QUINTA-FEIRA 09/08/2018

TEMPO: Uma frente fria avança sobre o Planalto Serrano, Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, provocando céu encoberto com chuvas ocasionais e eventuais trovoadas isoladas durante a madrugada e inicio do dia, se afastando rapidamente de SC. O tempo melhora gradualmente com a diminuição da nebulosidade e com predomínio de sol e poucas nuvens nos setores da Faixa Litorânea e Vale do Itajaí em função da influência de um centro de alta pressão continental (massa de ar seco e frio). A atuação de um ciclone extratropical em alto mar, mantém o ar frio e úmido armazenado nas primeiras camadas da atmosfera nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano promovendo chuva e garoa ocasional entre a madrugada e manha melhorando gradualmente com períodos de sol ao longo da tarde. Frio acentuado ao amanhecer do Oeste ao Planalto Serrano. Geada durante a noite nos pontos mais altos do Oeste ao Planalto. Chance muito remota de chuva congelada e neve durante a noite e madrugada de sexta-feira topo da Serra sobretudo no Morro das Torres (cidade de Urupema), no Morro da Igreja em Urubici e alguns pontos de São Joaquim e Urubici devido o ingresso do ar frio polar.

►TEMPERATURA: Baixa em no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano com mínimas durante a madrugada e amanhecer na marca de 4 a 6ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Nas áreas mais altas do Oeste, Extremo Oeste e Meio Oeste com destaque os municípios de Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Irani, Água Doce, Chapecó, Maravilha, Xanxerê, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis e Videira a temperatura mínima chegar próxima de 3ºC no inicio do dia. Já no topo da Serra (São Joaquim, Rio Rufino, Urubici, Urupema e Painel) os termômetros variam entre 0 a 3ºC. Já na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, mínimas oscilando entre 9 a 12ºC. Temperaturas máximas durante a tarde variando entre 8 a 11ºC no Extremo Oeste, Oeste e Planalto Serrano sendo que alguns municípios destas regiões a máxima pode atingir os 6ºC. Já na Faixa Litorânea, Planalto Norte e Vale do Itajaí, máximas entre 15 a 17ºC.

►VENTO: Atuante do quadrante oeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas na ordem dos 65 a 80 km/h em algumas áreas do Litoral Sul Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte. No topo da Serra com destaque para o Morro das Antenas e Morro das Igreja assim como algumas áreas do Costão da Serra a velocidade do vento pode passar dos 100 km/h.

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​

Sexta-feira (10/08): Céu encoberto com chuvisco isolado entre o Oeste ao Planalto Serrano, melhorando a tarde com sol e poucas nuvens.Chance muito remota de chuva congelada e neve durante a noite e madrugada de sexta-feira topo da Serra sobretudo no Morro das Torres (cidade de Urupema), no Morro da Igreja em Urubici e alguns pontos de São Joaquim e Urubici devido o ingresso do ar frio polar. Uma massa de ar seco e frio de origem polar (centro de alta pressão continental) favorece tempo firme com predomínio de sol apenas entre poucas variações de nuvens em todas as regiões de SC. Formação de geada a noite nos pontos altos do Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Termômetros ficam próximos ou abaixo de 0ºC com destaque para o topo da Serra e alguns municípios do Oeste e Meio Oeste. 

Sábado (11/08): Um centro de alta pressão continental (massa de ar seco e frio de origem polar) favorece tempo estável com predomínio de sol apenas entre poucas variações de nuvens. Formação de geada em algumas áreas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Termômetros que ficam próximos ou abaixo de 0ºC na maioria das regiões de SC com destaque para o topo da Serra. 

Domingo (11/08): Tempo firme e ensolarado devido o posicionamento de um centro de alta pressão continental (massa de ar seco e frio) promovendo a formação de geada em algumas áreas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Termômetros que ficam próximos ou abaixo de 0ºC na maioria das regiões de SC com destaque para o topo da Serra. 

 

 ► Piter Scheuer - Meteorologista – CREA/SC 154169-9

 







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (48) 3539-5065

Visitas: 267329 |  Usuários Online: 39

Todos os direitos reservados